No dia 23 de abril, por volta 12h30min, a equipe aeromédica do helicóptero Esquilo (AS350) da Secretaria de Saúde do Estado (SAMU Maringá) foi acionada para uma ocorrência de resgate na cidade de Astorga, onde havia ocorrido uma colisão entre uma motocicleta e um caminhão.

Durante o descolocamento, na vertical da cidade de Maringá, a mais de 500 pés, o piloto Raphael Chiossi avistou um drone a sua frente, rapidamente informou a tripulação e conseguiu desviar para a direita, quando o médico de bordo, Maurício Lemos, conseguiu gravar o momento em que o drone passou em alta velocidade pelo lado esquerdo do helicóptero.

A equipe plotou as coordenadas geográficas e prosseguiu para o atendimento aeromédico, pois a vítima aguardava para ser socorrida. Assim, não foi possível identificar o piloto do drone. Em Astorga o motociclista foi atendido e conduzido de ambulância para o hospital local. No retorno a base, a equipe do helicóptero não avistou mais o drone. O incidente foi reportado através de um Relatório de Prevenção para o CENIPA.