Um vídeo gravado pelo SAER da Polícia Civil do Estado do Rio de Janeiro recebeu Menção Honrosa no 16º FLIR VISION AWARDS, realizado no dia 21 de julho passado em paralelo à Convenção Anual da ALEA (Airborne Law Enforcement Association) em New Orleans.

Os premiados com a Menção Honrosa foram o piloto Adonis Lopes de Oliveira, o co-piloto Fabian Villenger e o operador do Flir Jeter Gonçalves Quaresma, que participaram da missão registrada no vídeo. Também participaram desta missão os Tripulantes Operacionais Claudio Cobo Fernandes e Marcos Estaca.

O FLIR VISION AWARDS é um concurso anual promovido pela Flir Systems para selecionar os melhores vídeos realizados por unidades aéreas relacionados ao uso tático dos sistemas EO/IR aeronáuticos.

Os critérios considerados no julgamento dos vídeos enviados pelas unidades aéreas participantes são a importância sistema EO/IR para o cumprimento da missão, a magnitude da missão ou apreensão, e também o seu valor do ponto de vista de ação e entretenimento. A comunicação e coordenação com equipes de solo também podem ser considerados no julgamento.

No caso do vídeo enviado pelo SAER, a importância do uso da câmera para o sucesso da missão e a habilidade da equipe da aeronave foram considerados merecedores da Menção Honrosa.

Tendo em vista, entretanto, que o vídeo foi produzido em uma operação policial sigilosa, a sua divulgação bem como a divulgação dos detalhes da operação não foram autorizados.

Conheça o equipamento:

O sistema instalado na PCERJ é o modelo Star SAFIRE III da Flir Systems e foi instalado em 2010. O sistema possui três sensores e apontador laser. Suas principais características são:

1) Detector infravermelho com Arranjo Focal Plano de terceira geração operando na fixa de 3,6 a 5 µm, com 640 x 480 elementos e sistema ótico com quatro Campos de Visão: Amplo (25o x 19o), Médio (5,4o x 4,0o), Estreito(1,4o x 1,0o) e Super-Estreito (0,7o x 0,51o). Zoom ótico total de 36 x (72x com e-zoom) e foco automático instantâneo;

2) Câmera Telescópica (Spotter Scope) 3-CCD com formato 768 x494, com sistema ótico com três Campos de Visão: Médio (5,4o x 4,0o), Estreito (0,7º x 0,5º) e Super-Estreito (0,29º x 0,22º);

3) Câmera CCD-TV Colorida Dia/Noite com zoom contínuo de 24x, Campo de Visão Amplo de 24o x 18o e Campo Mínimo de 1,0o x 0,75o, com modo Low Light com sensibilidade de 0,2 Lux;

4) Apontador laser de 100 mW, comprimento de onda de 820 a 850 nm;

5) Foco automático e auto-tracker em todos os sensores;

6) Torre giro-estabilizada em 5 eixos com 38,10 cm (15”), hermeticamente selada e qualificada para operação a até 55.000 pés e 405 Nós, qualificações MIL-STD-810 e MIL-STD-461.

O sistema está instalado em uma aeronave AS-350BA que possui ainda sistema de transmissão de vídeo digital padrão COFDM da Braoscast Microwave Services – BMS com potência de 10 W e antena omnidirecional, gravador de vídeo digital  e monitores dianteiro e traseiro da Avalex. Uma segunda aeronave AS-350B3 possui provisões para receber o sistema completo.


Fonte: Grupo MKR.