Washington DC – O grupo de estudos da USHST (US Helicopter Safety Team) completou uma abrangente análise da causas de acidentes fatais envolvendo helicópteros e desenvolveu 22 melhorias de segurança mensuráveis visando reduzir tais fatalidades.

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As 22 recomendações de segurança podem ser agrupados em quatro categorias:

  • IMC e visibilidade (quatro recomendações)
  • Perda de Controle em Voo (cinco recomendações)
  • Gerenciamento de segurança (sete recomendações, sendo três ainda em desenvolvimento)
  • Competência (seis recomendações, sendo uma ainda em desenvolvimento)

No âmbito do IMC e da Visibilidade, o USHST trabalhará para implementar esses quatro sistemas de melhorias de segurança. O foco inicial será em quatro tipos de operações com helicópteros, sendo elas Pessoal/Privado, Aeromédico, Comercial e Utilitário.

 IMC e da Visibilidade 

▪ Detecção e Gerenciamento de Mudanças no Nível de Risco

Ação: Desenvolver e promover práticas recomendadas para pilotos e tripulantes para:
1) detectar aumento dos níveis de risco durante o voo,
2) comunicar efetivamente o aumento do nível de risco do voo para a tripulação;
3) tomada de decisão apropriada para a mitigação do risco.

▪ Treinamento de Gerenciamento de Falhas e Erros

Ação: Desenvolver melhores práticas para promover o ensino de Gerenciamento de Falhas e Erros (TEM) como parte do treinamento inicial e recorrente dos pilotos.

▪ Sistemas Avançados de Visão para Helicópteros

Ação: pesquisa, desenvolvimento e promoção do uso de tecnologias e sistemas visão aprimorada para helicóptero (como por exemplo, óculos de visão noturna, sistemas de visão aprimorados, sistemas de visão sintética, Combined Vision Systems, etc.) para auxiliar o reconhecimento e prevenção do voo não planejado em condições de visibilidade degradadas, bem como para aumentar a segurança durante o voo noturno

▪ Reconhecimento e recuperação de desorientação espacial

Ação: Desenvolver treinamento para o reconhecimento da desorientação espacial e recuperação de controle em voo. Enfatizar o uso de todos os recursos disponíveis instalados na aeronave, incluindo a automação, como aumento do uso do piloto automático.

De 2016 a 2019, o USHST vem concentrando uma maior atenção na redução de acidentes fatais com helicópteros nos EUA. A parceria indústria-governo tem por objetivo a redução até 2019 para 0,61 acidentes fatais por 100.000 horas de voo.

A meta da taxa de acidentes fatais para 2017 é de 0,69 ou inferior. Os primeiros indicadores para os primeiros seis meses de 2016 mostraram uma taxa real de 0,58 acidentes fatais por 100.000 horas de voo.