USHST: Resultados das taxas de acidentes com helicópteros nos EUA em 2018
19 de abril de 2019 2min de leitura
19 de abril de 2019 2min de leitura
As taxas de acidentes para o segmento de helicópteros civis dos EUA melhoraram pouca coisa em 2018, mas permaneceram abaixo dos totais de acidentes de quatro e cinco anos atrás.
Dados preliminares mostram que a taxa de acidentes de 2018 foi de 3,62 por 100.000 horas de vôo, em comparação com uma taxa de acidentes em 2017 de 3,70.
Em 2018, foram contabilizados um total de 121 acidentes, comparado com 123 acidentes em 2017. Em comparação com cinco anos atrás, a taxa de acidentes foi reduzida em 27%.
Contudo, a taxa de acidentes fatais de 2018 aumentou em relação ao ano anterior, com 24 acidentes fatais ocorridos no ano em comparação aos 20 acidentes fatais contabilizados em 2017.
A análise da United States Helicopter Safety Team (www.USHST.org) mostra que alguns tipos de operação tiveram redução no número de acidentes fatais e algumas causas de acidentes fatais foram menos prevalentes em 2018.
Causas e Soluções
Os helicópteros pessoais/privados continuam a liderar as estatísticas em acidentes fatais, muitas vezes devido à menor experiência dos pilotos dessas aeronaves menores. Três operações principais de helicópteros – aeromédico, taxi aéreo e agrícola – mostraram melhoras em 2018 com menos acidentes fatais registrados.
No entanto, foi um ano ruim para os operadores públicos, políciais e de apoio à construção, que registraram mais do que o triplo da porcentagem de acidentes fatais em relação à 2017.
Quanto às causas por trás dos acidentes fatais, dois fatores contribuintes estudados pelo USHST – Perda de Controle em Voo e Entrada Inadvertida em Condições Meteorológicas por Instrumento – tiveram um número reduzido de acidentes fatais.
As operações de baixa altitude tiveram mais acidentes fatais e isso está relacionado ao aumento de acidentes nas operações públicas, políciais e de apoio à construção.
O United States Helicopter Safety Team – USHST considerou como a implementação de seus Aprimoramentos de Segurança para Helicópteros (Helicopter Safety Enhancements) poderia potencialmente ter ajudado a evitar esses 24 acidentes fatais em 2018, chegando as seguintes conclusões:
– Cultura de segurança e profissionalismo, relacionado a maioria dos acidentes fatais ocorridos em 2018 (50% dos acidentes).
Três outros Aprimoramentos de Segurança para Helicópteros (Helicopter Safety Enhancements) estão envolvidos a três ou quatro dos acidentes fatais cada:
– Guia de práticas recomendadas de operação utilitária e de apoio a construção;
– Monitoramento de dados de voo de helicópteros; e
– Práticas recomendadas para a padronização de autorotação e treinamento de emergência.
Além disso, o USHST está recomendando uma conclusão importante à luz do aumento de acidentes fatais ocorridos à baixa altura: Se a operação não exigir voo a baixa altura, os pilotos devem sempre optar por voar mais alto. Em vários casos analisados, a aeronave atingiu obstáculos que teriam sido evitados se o piloto do helicóptero tivesse tomado essa decisão.
O objetivo central do USHST é reduzir ainda mais os acidentes fatais com helicópteros. Desede 2016, o USHST está concentrando esforços na redução de acidentes fatais dentro do segmento de aviação de helicópteros civis dos EUA. A parceria entre as industrias e o governo tem como meta reduzir em 2020 a taxa de acidentes fatais para 0,61 por 100.000 horas de voo.
Alguns dados adicionais da pesquisa:
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