USHST divulga informativo com 12 regras para um melhor pré-voo em helicópteros
12 de janeiro de 2020
1min de leitura
As diretrizes a seguir e as práticas recomendadas para uma inspeção de pré-voo segura de um helicóptero foram desenvolvidas pela US Helicopter Safety Team dos EUA (USHST) para toda a comunidade de pilotos e de instrutores.
Estas são as diretrizes básicas de ações que você não pode esquecer:
Nenhuma distração é permitida durante a inspeção de pré-voo.
Verifique se o rotor está livre e sem nenhuma amarração.
Verifique se os rotores principal e de cauda estão livres de pessoas ao girar, mesmo quando você pensa que está sozinho.
Sempre verifique e feche a tampa do tanque de combustível. (E verifique novamente o nível de combustível.)
Durante condições climáticas adversas, tome precauções extras. Realize uma inspeção completa no painel, no painel e na cabine, verificando se as portas dos passageiros estão bem fechadas.
Tenha cuidado ao pisar nas superfícies da aeronave, mesmo com antiderrapante. Sempre utilize dois pontos de apoio.
Verifique se todos os controles de voo estão na posição ou configuração correta antes de iniciar.
Se você for interrompido durante o seu pré-voo, inicie-o desde o início. (Sim, desde o início.)
Se você é o piloto em comando, realize adequadamente o briefing dos seus passageiros. Não deixe que isso seja feito apenas pelo pessoal de operação em terra.
Certifique-se de que os passageiros usem adequadamente o cinto de segurança. Se os mesmos usarem outro tipo de ancoragem, verifique se está seguro.
Sempre faça uma volta final após a conclusão da inspeção de pré-voo antes de entrar na aeronave. O piloto (ou um membro da tripulação treinado) deve sempre ser a última pessoa a entrar na aeronave.
Realize sempre uma inspeção pós-voo da aeronave – procurando vazamentos, painéis soltos etc.
Esta lista não é completa. Cada recomendação pode ser expandida por preferência do piloto. Para o relatório completo do USHST sobre diretrizes de inspeção e práticas recomendadas, acesse o link: http://www.ushst.org/RISK-MANAGEMENT.
A falta de profissionalismo e a complacência pura causam acidentes e matam pilotos. Voltar ao básico pode parecer elementar, mas focar nessas tarefas básicas de pré-voo ajudará a reduzir os acidentes com helicóptero e a salvar vidas.
Para assinar nossa newsletter basta inserir seu endereço de e-mail no formulário ao lado. Fique tranquilo, respeitamos sua privacidade e somente enviaremos conteúdo útil pra você.
Enviar comentário