As diretrizes a seguir e as práticas recomendadas para uma inspeção de pré-voo segura de um helicóptero foram desenvolvidas pela US Helicopter Safety Team dos EUA (USHST) para toda a comunidade de pilotos e de instrutores.

Estas são as diretrizes básicas de ações que você não pode esquecer:
- Nenhuma distração é permitida durante a inspeção de pré-voo.
- Verifique se o rotor está livre e sem nenhuma amarração.
- Verifique se os rotores principal e de cauda estão livres de pessoas ao girar, mesmo quando você pensa que está sozinho.
- Sempre verifique e feche a tampa do tanque de combustível. (E verifique novamente o nível de combustível.)
- Durante condições climáticas adversas, tome precauções extras. Realize uma inspeção completa no painel, no painel e na cabine, verificando se as portas dos passageiros estão bem fechadas.
- Tenha cuidado ao pisar nas superfícies da aeronave, mesmo com antiderrapante. Sempre utilize dois pontos de apoio.
- Verifique se todos os controles de voo estão na posição ou configuração correta antes de iniciar.
- Se você for interrompido durante o seu pré-voo, inicie-o desde o início. (Sim, desde o início.)
- Se você é o piloto em comando, realize adequadamente o briefing dos seus passageiros. Não deixe que isso seja feito apenas pelo pessoal de operação em terra.
- Certifique-se de que os passageiros usem adequadamente o cinto de segurança. Se os mesmos usarem outro tipo de ancoragem, verifique se está seguro.
- Sempre faça uma volta final após a conclusão da inspeção de pré-voo antes de entrar na aeronave. O piloto (ou um membro da tripulação treinado) deve sempre ser a última pessoa a entrar na aeronave.
- Realize sempre uma inspeção pós-voo da aeronave – procurando vazamentos, painéis soltos etc.
Esta lista não é completa. Cada recomendação pode ser expandida por preferência do piloto. Para o relatório completo do USHST sobre diretrizes de inspeção e práticas recomendadas, acesse o link: http://www.ushst.org/RISK-MANAGEMENT.
A falta de profissionalismo e a complacência pura causam acidentes e matam pilotos. Voltar ao básico pode parecer elementar, mas focar nessas tarefas básicas de pré-voo ajudará a reduzir os acidentes com helicóptero e a salvar vidas.
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