Tivemos a presença de membros da Aviação de Segurança Pública na Heli-Expo 2010 e, assim, apresentamos alguns fatos e ótimas fotos do evento. Além da participação brasileira, houve a presença de diversas equipes norte americanas e de outros países, devidamente uniformizadas com seus macacões de voo, durante os quatro dias da feira.

Eventos como esse propiciam oportunidades únicas de atualização, de troca de experiências, de encontrar coisas novas, além de estabelecer contatos importantes para as instituições da Aviação de Segurança Pública. Muitas vezes aquela dificuldade que enfrentamos em nosso local de trabalho, conseguimos resolver apenas constatando as experiências de outrem, ou mesmo com o lançamento de determinado tipo de equipamento, por exemplo, exposto num evento do porte da Heli-Expo 2010.

Lembramos que a Heli-Expo 2011, para os colegas interessados, irá acontecer em Orlando, Florida. Encorajamos todos a participarem. Certamente não irão se arrepender!

No evento estavam expositores com suas aeronaves policiais, de bombeiros e de transporte aeromédico, bem como as aeronaves S.A.R.. Os que ali estiveram puderam entrar em suas respectivas cabines, analisar os detalhes de acabamento, bem como conversar sobre especificações técnicas e desempenhos, além de efetuar registros fotográficos delas e dos equipamentos.

A Heli-Expo, segundo nossos visitantes brasileiros, é um evento extremamente bem organizado, com inúmeras possibilidades de nos atualizarmos nos mais diversos setores da aviação de asas rotativas, além, é claro, da oportunidade exclusiva e única de vermos e visitarmos os estandes das grandes marcas, de vermos as aeronaves antes só vistas em imagens de catálogos ou através da internet, por exemplo.

Nesse contexto está a oportunidade única de visitar a cabine e assisitr aos vídeos de operações do incrível helicóptero Erickson Air-Crane; da divulgação e visitação do Bell 429, com sua ótima configuração aeromédica; de presenciar o lançamento do GrandNew da Agusta Westland; de ter a satisfação de ver o diretor presidente da Edra Aeronáutica – Rodrigo Escoda, empresa brasileira, junto com o seu gerente de manutenção, Edilson Schmidt, receberem homenagem da diretoria da Sikorsky; de assistir a palestra do diretor de marketing da Sikorsky e ouvir do mesmo que estamos prestes a presenciar o primeiro helicóptero com opção de voar sem piloto, com promessa também de ultrapassar os 250 nós de velocidade de cruzeiro e ainda, ter as opções de participar das rodadas de negócio, de debates de segurança de vôo, de ouvir a explicação de como foi implantado o controle aéreo de helicópteros no Golfo do México, por 22 profissionais da Federal Aviation Administration – FAA, em parceria com a HAI, através de satélites.

Como complemento, poder participar do jantar de gala da Heli-Expo 2010, o que eles denominam HAI Salute to Excellence Award Banquet, momento em que as premiações de honra a bons serviços prestados são entregues a equipes da guarda costeira, ao engenheiro de manutenção destaque do ano, à equipe da polícia da Nova Zelândia, por exemplo, pelo atendimento primoroso a determinada ocorrência com uso de helicóptero, ou mesmo pelo desempenho excelente na manutenção aeronáutica.

Neste Evento viu-se um mercado de atendimento pré-hospitalar em pleno desenvolvimento, com priorização de qualidade do serviço através de melhores condições de trabalho para as equipes de socorro, com aeronaves mais apropriadas, cujos espaços internos possibilitam instalação de equipamentos de monitoramento de vítima, local específico para a(s) maca(s) e para os profissionais envolvidos com o socorro da mesma, como, por exemplo, o helicóptero do Children’s Mercy Hospitals & Clinics, que tinha em exibição um EC145 exclusivo para o atendimento pré-hospitalar de crianças.

Viu-se empresas especializadas nos mais diversos acessórios e equipamentos para emprego policial ou de bombeiro, tanto para as aeronaves, quanto para os tripulantes. (exemplo: equipamento de combate a incêndio que pode ser instalado na base do helicóptero, tornando o combate mais seguro e com maior capacidade do que o bambi bucket).

Esperamos poder, um dia, ter uma participação mais efetiva dos membros da Aviação de Segurança Pública.

Clique e veja algumas fotos exclusivas do evento

 

 

 

 

 

 

 


Colaboração e fotos: Heitor Martins, Recife – GTA/PE