Turbomeca entrega primeira produção de Arrius 2R
08 de dezembro de 2015 1min de leitura
A fabricante francesa Turbomeca entregou a primeira produção do motor Arrius 2R à empresa Bell Helicopter para o helicóptero Bell 505 Jet Ranger X em desenvolvimento.
O evento aconteceu em agosto, seguindo a montagem do turboélice de 505shp (380kW) na instalação de Bordes, no sul da França. No entanto, a produção futura dos motores ocorrerá em Dallas, no Texas (EUA).
Jean-François Sauer, vice-presidente do programa Arrius 2R, disse que está a caminho de conseguir a certificação da Agência Europeia para a Segurança da Aviação (EASA) para o motor até o fim do ano.
“O cumprimento do programa Arrius 2R está entre as maiores prioridades da Turbomeca.” A entrega do motor aconteceu durante a abertura da linha de montagem final da Bell para o Jet Ranger X, no dia 27 de agosto, em Lafayette, Lousiana (EUA).
A nova instalação de 82.300ft² (7.640m²) no Aeroporto Regional de Lafayette representa um investimento de $26.3 milhões de dólares.
Espera-se que as operações de montagem comecem esse ano com entregas para 2016, seguindo a certificação das aeronaves no fim de 2015. Até hoje, mais de 3.000 motores Arrius foram vendidos pela Turbomeca, para 430 clientes em 60 países.
Até o momento, a Bell já acumulou mais de 350 encomendas para o Bell 505. Os testes de voo continuarão com dois protótipos.
Fonte: Flightglobal/ Reportagem: Dominic Perry
Enviar comentário