Transferência de aprendizagem negativa contra a segurança de voo
12 de outubro de 2021 1min de leitura
12 de outubro de 2021 1min de leitura
Juliano Kunen
Policial Rodoviário Federal
Artigo apresentado como trabalho de conclusão de pós-graduação
Educar é a arte de confrontar o conhecimento dos atores participantes do processo, a fim de que nessa oportunidade sejam compartilhadas as competências e experiências adquiridas em campo, em prol do desenvolvimento das atividades, desde as mais comuns até as mais complexas.
A transferência da aprendizagem adquirida em um determinado esporte, atividade técnica científica ou de voo, para outra similar é pautada por aspectos positivos que em muito contribuem para a execução da nova tarefa, mas também por aspectos negativos que podem “atrapalhar” ou prejudicar o processo de ensino-aprendizagem e a atividade efetivamente.
Compreender esse efeito negativo é primordial para alunos, instrutores de voo e gestores de unidades de aviação, no sentido de apresentar as melhores práticas, a fim de mitigar os riscos desse fenômeno em prol da segurança de voo e na redução dos índices de incidentes e acidentes aeronáuticos no âmbito dessas unidades aéreas. Assim a habilidade motora desenvolvida num determinado tipo de equipamento deve ter sua parte positiva transferida e a negativa neutralizada.
Procedimentos padronizados de operação, treinamentos em simuladores ou aeronaves conduzidos com a devida atenção à transferência de aprendizagem negativa e a padronização da frota de aeronaves devem ser motivo de preocupação por parte de todos os personagens em cena, para que a atividade aérea seja desenvolvida de maneira intensa e segura.
As diferenças entre aeronaves de modelos distintos devem ser identificadas e medidas adequadas devem ser adotadas durante os treinamentos e as operações de maneira a se prevenir de tais ameaças.
Acesse o artigo na íntegra:
Transferência de aprendizagem negativa contra a segurança de voo
Artigo de autoria de Juliano Kunen, piloto do DOA/PRF, apresentado como trabalho de conclusão de Pós-graduação em Educação Transformadora: Pedagogia, Fundamentos e Práticas, e tendo como orientadora Susana Gib Azevedo.
Enviar comentário