Testes de novas funções do sistema de navegação Galileo
24 de abril de 2010 3min de leitura
24 de abril de 2010 3min de leitura
Eurocopter e Funkwerk Avionics completaram com êxito os testes com um helicóptero EC 145 no campo de provas do sistema Galileo (GATE), em Berchtesgaden, no sul da Alemanha. O teste marcou a primeira vez que os futuros sinais do sistema de navegação por satélite europeu Galileo foram utilizados para a navegação de um helicóptero. No Ambiente de Desenvolvimento de Testes do Galileo (GATE), as antenas de transmissão em seis picos simulam os sinais Galileo.
O vôo teste foi uma das três campanhas de demonstração como parte do projeto de pesquisa MAGES (Mature Applications of Galileo for Emergency Services), que visa demonstrar os benefícios do sistema para serviços de emergência.
Para serviços de apoio aéreo com helicópteros, o sistema Galileo poderá iniciar a mudança de um paradigma, pois não seria apenas um sistema adicional de navegação por satélite, independente e compatível com o sistema americano Navstar GPS, mas também participando do Safety Of Life System, fornecendo informações com maior qualidade de sinal. Isso poderia, em combinação com uma base de dados do terreno de alta confiabilidade, um sistema de detecção de obstáculos, bem como sistema de alerta de tráfego, permitir o desenvolvimento de novos procedimentos de voo, permitindo que os helicópteros de salvamento consigam chegar e pousar nas proximidades do local do acidente, mesmo em más condições atmosféricas. Atualmente, o pouso e desembarque em locais não conhecidos só são possíveis em condições meteorológicas visuais.
Durante o voo de teste em Berchtesgaden, o piloto de testes do helicóptero EC145 utilizou um sistema de visão sintética desenvolvido pela Eurocopter, em que o terreno abaixo e ao redor do helicóptero é mostrado em perspectiva. O posicionamento do terreno virtual é apresentado com base nos dados do sistema de navegação por satélite Galileo. Como um sistema auxiliar da navegação, o piloto também conta com a exibição da trajetória do voo planejado em uma simbologia “tunnel-in-the-sky”, levando-o com segurança pelo terreno montanhoso até o seu local de pouso.
Como parte do vôo de teste, foi demonstrado o “alarme de integridade”, em que simula a falha de um dos satélites Galileo. No futuro, esta informação “integridade”, seria possível para um sistema de navegação apropriado, avisando o piloto que prosseguir no voo pode ser inseguro pois a navegação fornecida pelo Galileo já não poderá ser garantida como confiável.
Durante o voo de teste também foi possível demonstrar outras soluções inovadoras para alguns problemas atuais. Como por exemplo, a tripulação do helicóptero foi capaz de voar em linha reta a um “bombeiro” ferido e “resgatar” ele graças a um transponder pessoal, alimentado por baterias recarregáveis, que permitiu que a sua posição seja exibida na tela de navegação do sistema no helicóptero. O sistema demonstrado é baseado na tecnologia de transponder desenvolvido pela Funkwerk Avionics. O transponder ADS-B utilizado determina a sua posição atual via GPS e transmite esta informação de forma contínua (“ADS-B out”). O receptor localizado a bordo do helicóptero recebe esses sinais (“ADS-B in”) e os envia para o sistema de navegação do helicóptero, onde a posição é apresentada com base nos dados recebidos.
Na próxima etapa deste processo, os sinais poderiam também ser transmitidos a uma estação de solo, mas isso não foi demonstrado durante os testes de voo. A grande vantagem deste sistema é que ele funciona sem a necessidade de qualquer infra-estrutura terrestre.
Fonte : Press release Eurocopter
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