Passagem de comando do GRAer da Bahia: Maj PM Renato é o novo comandante
05 de abril de 2015 3min de leitura
05 de abril de 2015 3min de leitura
Bahia – Na manhã do dia 30/03/2015, foi realizada a passagem de Comando do Grupamento Aéreo da Polícia Militar da Bahia, capitaneado até então pelo Coronel PM Lázaro Raimundo Oliveira Monteiro, sendo substituído pelo Maj PM Carlos Renato Lima da Silva, ambos idealizadores e fundadores desta Unidade Operacional Aérea, a partir de um projeto audacioso sem precedentes no Estado da Bahia.
Em razão da promoção do Comandante Substituído ao último posto da Corporação, o Coronel PM Lázaro deixa o GRAER, e o Major PM Renato, dará continuidade a nobre e árdua missão de conduzir as rotas do Grupamento.
Neste contexto, aconteceu no hangar leste do GRAER, a solenidade de transmissão do cargo de Comandante, presidido pelo Senhor Cel PM Antônio José Barbosa Reis, Subcomandante Geral, que ao chegar ao local, teve as devidas honrarias militares, declarando o início da solenidade.
Apesar da certeza das mudanças na vida profissional e pessoal como um todo, a trajetória de competência, profissionalismo, dedicação e o comprometimento em prestar um serviço de excelência à população baiana, continuará no Grupamento Aéreo, afinal de contas, o Comandante Sucedido e o Comandante Sucessor, juntamente com sua equipe, supervisionaram e coordenaram ao longo dos 8 anos de existência do GRAER, 5.620 atuações nas mais diversas missões de segurança pública e defesa civil, com 9.498 horas voadas, totalizando 342 vidas salvas, até o momento.
Além disso, foram adquiridas, durante este período, 07 aeronaves, sendo 03 aviões e 04 helicópteros. As duas recém-incorporadas a frota foram o EC-145 e o Cessna Grand Caravan.
Não para por aí. O projeto de construção das BAVANs (bases avançadas), proposto pelo Comando do GRAER, entendido possível pelo Comando da Corporação, e aceito como prioridade pelo Governo do Estado da Bahia está em andamento, o que requer planejamento, capacitação de pessoal, novas aquisições de aeronaves e materiais, gerenciamento, treinamento, e muito trabalho por parte desta equipe especializada em voar para servir.
O Comandante sucedido, profundamente emocionado pelo fato de ter que deixar a base Guardião que tanto cuidou, e a partir de então, decolar para a alçada de novas missões que lhe foram confiadas, realizou um pronunciamento digno de registro para as próximas gerações de Guardiões e para a eternidade.
Nas palavras, inicialmente agradeceu a Deus pelas conquistas, destacou que atualmente o GRUPAMENTO AÉREO DA POLÍCIA MILITAR DA BAHIA, é uma das mais destacadas unidades operacionais da Centenária Milícia de Bravos, além de referência da aviação de segurança pública no País.
Externou sua gratidão ao então Comandante Geral, em 2003, o Cel PM Antonio Jorge Ribeiro de Santana, por ter aceito o projeto para implementação da tão sonhada unidade aérea. Agradeceu ao Governo do Estado da Bahia, ao Secretaria de Segurança Pública, ao atual Comandante-Geral, Cel PM Anselmo Alves Brandão, ressaltando a importância da tropa do GRAER para o êxito da gestão e para grandeza da Polícia Militar da Bahia, a família e aos amigos e familiares que testemunharam a longa caminhada em prol do serviço público desenvolvido pela Polícia Militar da Bahia.
Por fim, declarou: “Ao meu Sucessor, meu Subcomandante, meu amigo e irmão de primeira hora, MAJ PM CARLOS RENATO LIMA DA SILVA, desejo muito boa sorte, tendo eu a certeza que deixo a unidade nas mãos de um profissional competente e leal. Seja feliz na sua nova função e conte sempre conosco para o que precisar.
Ao final do evento, todas as autoridades e presentes, foram convidados a participarem de um coquetel e visita às instalações da sede, a fim de conhecerem as aeronaves e equipamentos utilizados pela Unidade.
Lema: O Céu é nosso!
Enviar comentário