SOAer da Secretaria de Saúde do Rio de Janeiro completou dois anos de operação
01 de junho de 2023 1min de leitura
01 de junho de 2023 1min de leitura
Rio de Janeiro – A Superintendência de Operações Aéreas (SOAer) da Secretaria Estadual de Saúde (SES-RJ), peça fundamental no transporte interhospitalar e interórgãos, completou dois anos. Fundada em maio de 2021, a equipe SOAer conta com mais de 500 horas de voo ao longo de sua vida.
Durante a pandemia, suas atividades foram ampliadas e a colaboração entregou quase um milhão de doses de vacina (971. 57) em todo o estado do Rio de Janeiro. A cada decolagem, o “Verdinho”, como é conhecido o helicóptero médico, deixa esperanças de recuperação por onde passa.
A parceria com o Centro Nacional de Transplantes administrado e o Samu Móvel da Capital (SAMU 192) fortaleceu o atendimento no país. Em números absolutos, a SOAer transportou 296 órgãos e realizou 110 transportes inter-hospitalares de crianças, das quais 80 recém-nascidas.
Alexandre Cauduro, coordenador do Centro Nacional de Transplantes, destacou que o serviço tem papel fundamental na logística de transplante de órgãos do estado, pois alguns órgãos, principalmente coração e pulmão, exigem transporte rápido e o helicóptero otimiza os resultados do transplante.
O pai de Bruna Lopes, o empresário Alexandre Ribeiro Lopes (56), e a esposa não hesitaram em doar os órgãos da filha de 27 anos. “Salvar uma vida é como ter um novo bebê.
Minha filha se foi, mas sei que cinco pessoas estão vivendo melhor agora do que antes por causa dela. Este é o maior amor que uma pessoa pode fazer. O trabalho da SOAer é fundamental para salvar as pessoas”, acrescentou Alexandre. “O serviço de operações de voo tem sido um ‘salva-vidas da aviação’. Esperamos poder expandir o serviço a cada dia”, disse o Ministro da Saúde, Dr. Luizinho.
Enviar comentário