Sistema Integrado de Atendimento pré-hospitalar entre o Município e o Estado de São Paulo
05 de fevereiro de 2018 1min de leitura
05 de fevereiro de 2018 1min de leitura
Major Médico ADEMIR EUZÉBIO CORRÊA
Grupamento de Radiopatrulha Aérea
Polícia Militar de São Paulo
Essa Tese foi apresentada pelo autor em 2016 no Centro de Altos Estudos de Segurança “Cel PM Nelson Freire Terra” da Polícia Militar de São Paulo para obtenção do Doutorado em Ciências Policiais de Segurança e Ordem Pública – Curso Superior de Polícia. O trabalho foi orientado pelo Cel PM Max Mena do Corpo de Bombeiros de São Paulo.
A finalidade deste trabalho foi mostrar a importância de uma atuação conjunta no atendimento pré-hospitalar entre os serviços públicos do Estado e do Município de São Paulo, com uma proposta de compartilhamento do espaço físico do Centro Integrado de Comando e Controle de São Paulo – CICC.
Houve pesquisa quantitativa junto aos bombeiros que trabalham no Centro de Operações – COBOM, visando mensurar duplicidades de atendimentos. Os resultados da pesquisa apontaram que a possibilidade de integração das centrais de operações de despacho dos serviços de atendimento pré-hospitalar trará benefícios para os sistemas envolvidos.
Alguns benefícios são a diminuição do número de ocorrências atendidas em duplicidade, melhor aproveitamento dos recursos humanos, menor custo de manutenção e operação, que proporcionarão maior disponibilidade da frota e melhor qualidade no serviço prestado ao usuário.
Concluiu-se que há viabilidade técnica e legal para uma integração e interação operacional de despacho de viaturas dos serviços de Resgate do Corpo de Bombeiros e do SAMU na cidade de São Paulo.
Enviar comentário