EUA – A Revista Vertical publicou recentemente que a empresa Sikorsky (Lockheed Martin) vendeu sua linha de produtos leves – incluindo o popular helicóptero monomotor S-300 – para o Schweizer RSG, uma nova empresa afiliada a Rotorcraft Services Group em Fort Worth, Texas. Essa venda encerra anos de incerteza quanto ao futuro do helicóptero muito utilizado em instrução no mundo todo, inclusive no Brasil.

O S-300 (anteriormente Hughes 300 e Schweizer 300 ) é um helicóptero muito popular e muito utilizado no treinamento de pilotos. A venda traz esperança de um melhor suporte para as mais 2.900 aeronaves da série S-300 que voam em todo o mundo, permitindo que a Sikorsky se concentre em suas duas principais linhas de produtos no mercado civil, o S-76 e o S-92.

P1060660

Helicóptero Schweizer 269C-1 da Polícia Militar de São Paulo, utilizado na instrução de pilotos policiais.

A Sikorsky quando comprou o tipo através da aquisição da Schweizer Aircraft Corporation, em 2004, embora tenha aparecido inicialmente que a nova propriedade poderia revitalizar a série, essas esperanças logo diminuíram, particularmente depois que a Sikorsky fechou a fábrica de fabricação original da Schweizer em Elmira, Nova York, em 2010.

“Por vários anos, exploramos o caminho certo para a produção da linha de produtos de helicópteros leves, enquanto cumprimos nossos compromissos de pedidos e fortalecemos nossa cadeia de suprimentos”, disse Dana Fiatarone, vice-presidente de sistemas e serviços comerciais da Sikorsky. “Sentimos que estamos agora na posição certa para transferir a propriedade do S-300 e S-333, bem como o suporte pós-venda para ambos os modelos”.

A transação fechou no dia 24 de janeiro e foi anunciada no dia seguinte aos funcionários, clientes e fornecedores da Sikorsky. O fabricante disse que a venda não terá “impacto” em sua força de trabalho comercial ou na instalação em Coatesville, Pensilvânia, onde a linha de produção S-300 se baseou.

A venda é imediata, mas Dana Fiatarone disse que haverá alguns serviços de transição à medida que a linha mude de propriedade. “Nós iremos apoiar o Schweizer RSG à medida que eles assumirem os ativos e o suporte do negócio”, disse ele. “Importante para os nossos clientes, nós os conscientizamos da venda e também informamos que cumpriremos nossos compromissos nos pedidos existentes.

O presidente da Schweizer RSG é David Horton, que atuou como presidente e gerente geral da Schweizer Aircraft de 2008 a 2010. Horton disse à Revista Vertical que a prioridade da nova empresa é, “em primeiro lugar, apoiar os clientes que já possuem o produto, com foco imediato no fortalecimento da cadeia de suprimentos.”

No entanto, a empresa já estabeleceu uma parceria com a Aviation Industry Corporation da China (AVIC), que começará a produzir o S-300 sob licença com a aprovação da Administração da Aviação Civil da China.

“Na China, acho que [o S-300] vai ser um jogador forte”, disse Horton, acrescentando que, uma vez que os clientes dos EUA renovaram a confiança no suporte para a aeronave, o Schweizer RSG trabalhará para a criação de uma produção em linha do S-300, em Fort Worth. Ele acrescentou que a empresa também procurará ativamente melhorias e atualizações para a aeronave.

De acordo com a Horton, a Schweizer RSG planeja realizar uma reunião para os clientes da S-300 na HAI Heli-Expo 2018, de 26 de fevereiro a 1 de março, em Las Vegas, Nevada, onde a empresa irá compartilhar informações adicionais sobre seus planos e reunir feedback dos atuais clientes.

Fonte: Revista Vertical.