Serviço de Transporte Aeromédico da Base Cascavel completa três anos
24 de janeiro de 2017 1min de leitura
24 de janeiro de 2017 1min de leitura
Paraná – O Serviço de Transporte Aeromédico da Base Cascavel, uma parceria da REDE PARANÁ URGÊNCIAS e o SAMU Regional do Oeste do Paraná completou 3 anos de operação no dia 21/01.
Em 2011, havia um helicóptero em operação em Curitiba. Atualmente, operam três helicópteros, com bases em Curitiba, Londrina e Cascavel, integrados aos SAMUs Regionais, e um avião UTI (Beechcraft King Air 200, PR-KEB) para transporte de pacientes críticos de todo o Estado.
Aeronave locada com a empresa Helisul e disponibilizada pela Secretaria Estadual de Saúde do Governo do Estado do Paraná já realizou 970 atendimentos no período, entre operações de resgate primário, transferência de pacientes graves, transporte de órgãos para transplante e equipes cirúrgicas para captação de tecidos.
Neste período, os pacientes foram beneficiados por transporte mais ágil, com condução sob monitoramento médico intensivo para hospitais de referência em toda a região oeste, sudoeste, noroeste e com alguns casos sendo levados até Curitiba, conforme necessidade e regulação.
Todo o processo de decisão começa com o acionamento via 192 do SAMU Regional do Oeste do Paraná, com sede em Cascavel, que, em contato com o médico solicitante, define o melhor maior de atendimento e transporte do paciente gravemente enfermo. Quando há necessidade, uma ambulância do SAMU presta apoio nas cidades de origem.
Recém-Nascidos, principalmente prematuros, pacientes vitimas de eventos cardiovasculares graves (infarto agudo do miocárdio, acidente vascular cerebral), portadores de processos infecciosos graves (choque séptico) e politraumatizados, foram os maiores beneficiados com o atendimento do helicóptero.
No próximo mês de fevereiro, o voo de número 1000, um marco histórico do serviço, deverá ser alcançado.
Nossa missão : VOAR PARA SALVAR !!
Fonte: CGN
Enviar comentário