Santa Catarina – Desde sexta-feira (29), a serra catarinense conta com o apoio de uma aeronave da Polícia Militar para o atendimento de grandes ocorrências policiais, resgate de vítimas nas mais diversas situações de risco, transportes intra-hospitalares e de tropas especializadas. O Águia 04 é a quinta aeronave da Corporação, foi adquirida pela Fundação do Meio Ambiente (Fatma) e doada para a Polícia Militar.

lagespmsc

Paralelo à entrega do helicóptero, o Comando Geral da PM inaugurou, no aeroporto de Lages, as instalações do hangar da 5ª Companhia do Batalhão de Aviação, que será comandada pelo Tenente Coronel Luiz Eduardo Ardigó da Silva. A Companhia conta com um efetivo de 15 policiais militares, dentre eles seis oficiais pilotos e nove policiais militares tripulantes multimissão.

A assunção de comando da 5ª Companhia foi presidida pelo comandante do Batalhão de Aviação da Polícia Militar (BAPM), tenente-coronel Valdoney Sérgio Rohling. Em seguida, o major Luiz Eduardo Ardigó se apresentou ao comandante-geral, coronel Paulo Henrique Hemm, e ao comandante de Polícia Militar Especializada (CPME), coronel Milton Kern Pinto.

lagespmsc1

“Hoje é um dia especial para a Polícia Militar e a comunidade de Lages. A entrega de um helicóptero é um marco histórico no contexto da segurança pública da região, que há muito tempo merecia ser abraçada por uma aeronave da Polícia Militar”, destacou o comandante-geral.

Os atos contaram com a presença do governador Raimundo Colombo, o secretário de Segurança Pública, Cesar Augusto Grubba, o comandante-geral, coronel Paulo Henrique, o comandante da 2ª Região de Polícia Militar (RPM), coronel Zinder José Guedes Cardoso, o comandante da Polícia Militar Especializada (CPME), coronel Milton Kern Pinto, o presidente da Fatma, Alexandre Waltrick, além de prefeitos da região, deputados federais e estaduais, demais membros da segurança pública, autoridades civis e militares.

De acordo com o governador, a aeronave e a nova instalação PM representam um avanço na área de socorro, reforço e de segurança para a região de Lages. “É um equipamento importante, moderno, eficiente que melhora muito o desempenho da polícia e oferece uma proteção maior ainda a população. É uma grande conquista”, destacou Colombo.

lagespmsc2

Já o secretário Grubba, ressaltou que o helicóptero vai auxiliar nos trabalhos da Polícia Militar fazendo a diferença nos atendimentos. “O tempo resposta de um helicóptero em ocorrências é rápido e momentâneo. Isso pode ajudar a salvar muitas vidas”.

O helicóptero modelo Esquilo AS350 B2 conta com espaço para todos os equipamentos necessários para as ações, como maca, armas e aparatos para resgates aquáticos, salvamentos em altura e combate a incêndios.

A aeronave vai atuar em toda a região serrana e, sob demanda, atenderá às necessidades do meio oeste ao extremo oeste catarinense.

Num primeiro momento, o Águia 04 vai operar do nascer ao por do sol, até que os quatro oficiais pilotos e os nove tripulantes multimissão tenham pleno conhecimento da geografia e da meteorologia da região, para garantir voos com total segurança. Se houver necessidade de ações noturnas, as aeronaves de Florianópolis e Joinville, que contam com faróis específicos, serão acionadas.