Alagoas – O Segundo Serviço de Prevenção e Investigação de Acidentes Aeronáuticos (SERIPA II) promoveu no período de 10/08 a 12/08, na capital do estado de Alagoas, atividades voltadas para a prevenção de acidentes aeronáuticos.

Nos dias 10 e 11/08, o SERIPA II, em parceria com Grupo de Operações Aéreas (GOA), desenvolveu treinamento operacional de tripulação (CRM) voltado aos fatores humanos na aviação.

Foto_CRM2

O treinamento, conduzido pelo Maj Av Humberto Dorneles Santa Maria, pela psicóloga civil Maria da Conceição Pereira e pela 2º Ten PSC Pollyana Maria de Andrade Lima, todos do efetivo do SERIPA II, focou os fatores humanos presentes nas atividades aéreas, debatendo por meio de aulas expositivas, dinâmicas de grupos e estudo de casos, as seguintes temáticas: Cultura Organizacional; Comunicação; Consciência Situacional; Processo Decisório e Dinâmica de Equipe.

Na manhã do dia 12/08, no auditório da Infraero localizado no aeroporto Internacional de Maceió – Zumbi dos Palmares, outra jornada de prevenção de acidentes foi realizada com a comunidade aeronáutica local.

No evento, o Maj Av Humberto discorreu sobre as “Ocorrências Aeronáuticas durante pousos e decolagens”. Em seguida a psicóloga civil Maria da Conceição Pereira abordou temas relacionados aos “Fatores Humanos na Aviação”.

Dando continuidade às palestras, o SubOficial R1 Cleiton Nery Ferraz, do efetivo do DTCEA-MO (Destacamento de Controle do Espaço Aéreo de Maceió), trouxe a temática “Ocorrências de Tráfego Aéreo”. Na sequência, o Primeiro-Sargento Especialista em Metereologia Maviael Vilela de Souza Júnior, também do DTCEA-MO, expôs sobre a importância da metereologia na prevenção de acidentes aeronáuticos.

Finalizando a jornada, o gerente Adriano Tunes, da ANAC, contribuiu abordando o tema sobre “Licença, Habilitações e Certificados para Pilotos”, no qual comentou aspectos importantes sobre as obtenções e revalidações dos mesmos.

Fonte: Seripa II.