SERIPA II realiza evento de prevenção no GTA/PE
28 de dezembro de 2015 2min de leitura
28 de dezembro de 2015 2min de leitura
Pernambuco – Em parceria com o Grupamento Tático Aéreo (GTA) da Secretaria de Defesa Social do Estado de Pernambuco, o Segundo Serviço Regional de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (SERIPA II) desenvolveu, nos dias 9 e 10 de dezembro, treinamento operacional de tripulação voltado aos fatores humanos na aviação.
O evento reuniu todo o efetivo do GTA, o qual é responsável pelas operações aéreas: policiais; busca e salvamento; resgates e remoções aeromédicas; ações em situações de calamidades públicas e de defesa civil; combates a incêndios florestais e urbanos, além do apoio às missões do Governador do Estado de Pernambuco.
O treinamento evidenciou a importância dos fatores humanos, presentes nas atividades aéreas, discutindo por meio de aulas expositivas, dinâmicas de grupos e estudo de casos, as seguintes temáticas: Cultura Organizacional; Comunicação; Consciência Situacional; Gerenciamento do Erro e Ameaça; Dinâmica de Equipe e Processo Decisório. A Equipe de Palestrantes foi formada pelo Major Wellington, Maj Humberto, Ten Pollyana e Dra. Conceição.
O CRM é um treinamento específico do fator humano e visa elevar o desempenho técnico do profissional. “É necessário maior consciência dos pilotos em relação aos benefícios do CRM como ferramenta de melhoria do desempenho e da qualidade do serviço, incluindo a formulação de uma cultura de segurança de voo,” esclareceu a psicóloga, investigadora de fatores humanos e doutoranda em psicologia para aviação, Maria da Conceição Corrêa Pereira.
O CRM engloba todos os recursos disponíveis para aumentar a segurança e a eficiência da atividade aérea. As falhas de profissionais revelam situações nem sempre visíveis, como estresse, elevada carga de trabalho, desatenção, complacência ou distração. O primeiro passo é admitir a própria vulnerabilidade para assimilar e praticar seus conceitos.
Ao final da Palestra todos os integrantes tiveram a oportunidade de Avaliar um Caso real de Acidente Aeronáutico. As equipes debateram as possíveis causas, levando em conta aspectos organizacionais como cultura, clima e tudo que foi ministrado durante o encontro.
“É Gratificante ter a certeza de “Missão Cumprida” no Ano de 2015. Iniciamos 2016 convictos que estamos no caminho certo , investindo continuamente em Segurança de Voo ” – Disse o Cap. Giovanni , Gestor da Seção Técnica de Manutenção Aeronáutica.
Fonte: GTA-PE.
Enviar comentário