Mato Grosso do Sul – A Sejusp (Secretaria Estadual de Justiça e Segurança Pública) confirmou na quarta-feira (18/03) que iniciou ações preventivas nas principais penitenciárias de Mato Grosso do Sul para evitar rebeliões e fugas em massa, como as ocorridas nesta semana em São Paulo.

e9fd05bef97d3f631f1a1ed9444bb168a87ad66e

De helicóptero, policial armado observa momento na Penitenciária de Dourados (Foto: Divulgação) – CREDITO: CAMPO GRANDE NEWS

Com helicóptero, policiais da Coordenadoria Geral de Policiamento Aéreo fizeram sobrevoos sobre unidades do sistema penitenciário em Campo Grande, na fronteira e em Dourados, onde fica o maior presídio de Mato Grosso do Sul, a PED, com pelo menos 2.700 presos.

Os sobrevoos começaram na tarde de  (17/03), conforme vídeo A presença do helicóptero chamou a atenção de agentes penitenciários.

À reportagem, na tarde desta terça-feira, o secretário adjunto de Justiça e Segurança Pública Ary Carlos Barbosa disse se tratavam de ações preventivas. “Os presídios estão tranquilos e pacificados, porém a Sejusp e Agepen precisam fazer esses exercícios com os servidores”. Em nota encaminhada hoje pela assessoria de imprensa, a Segurança Pública informou que devido aos episódios ocorridos em São Paulo, desencadeou o trabalho preventivo nos presídios. “Na Penitenciária Estadual de Dourados, a operação ocorreu na noite de ontem e hoje pela manhã.

Ainda na quarta-feira (18/03), a operação foi realizada nos presídios de Campo Grande, Naviraí e Dois Irmãos do Buriti”, informou a Sejusp.

A operação contou com apoio das polícias Militar e Civil, DOF (Departamento de Operações de Fronteiras), Defron (Delegacia de Repressão aos Crimes de Fronteiras), Bope (Batalhão de Operações Policiais Especiais), Batalhão de Choque, Coordenadoria Geral de Policiamento Aéreo e de policiais penais da Agepen (Agência Estadual do Sistema Penitenciário) na parte interna dos presídios.

veja no video abaixo sobrevoos sobre Penitenciária: