Segurança Pública participa de curso de segurança de voo realizado pelo CENIPA
10 de junho de 2012 1min de leitura
10 de junho de 2012 1min de leitura
No último dia 01, foi concluído em Brasília o 70º Curso de Segurança de Voo, realizado no Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (CENIPA) em Brasília. A 70ª edição do curso, que iniciou no dia 14/05, foi aberta pelo Brigadeiro do Ar Luiz Roberto do Carmo Lourenço que recepcionou a todos os participantes com votos de boas-vindas ao evento.
Gerenciamento de risco, incursões em pista, a prevenção quanto ao aspecto médico e psicológico na interação do homem com a aeronave, bem como questões relacionadas ao contexto da organização foram alguns dos temas das palestras.
Com a finalidade de proporcionar aos alunos uma aplicação prática dos conhecimentos teóricos adquiridos durante o curso, foi programada uma vistoria de segurança de voo na Base Aérea de Belém. Uma aeronave da Força Aérea Brasileira transportou os alunos até o local, os quais tiveram dois dias reservados para desenvolver a atividade.
A vistoria na Base Aérea de Belém foi acompanhada por instrutores do CENIPA e no final foi produzido um relatório completo que foi entregue ao comandante da Base. A atividade, além de representar uma aplicação de atividade prática, serviu também como uma espécie de assessoria para elevar os níveis de segurança de voo daquela organização militar.
O Curso de Segurança de Voo forma profissionais ligados à atividade aérea como elemento credenciado junto ao CENIPA para o desempenho da missão de preservar vidas humanas nas suas organizações.
Participam do curso 68 alunos, entre militares da Força Aérea Brasileira, representantes do Exército, Marinha e Polícia Militar dos estados (Tocantis, Goiás, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Distrito Federal e Espírito Santo), além de civis convidados (TAM, GOL, TOTAL, EMBRAER e PETROBRÁS), entre eles, estrangeiros representantes dos seguintes países: Paraguai, Argentina, Uruguai, Venezuela e Angola.
As Polícias Civis foram representadas por dois pilotos de helicópteros: Carlos Vítor de Minas Gerais e Rodrigo Gouvea do Distrito Federal.
Fonte: CENIPA e PCMG.
Enviar comentário