Secretário de Saúde de São Paulo anuncia base do Grupo de Resgate e Atenção às Urgências e Emergências em Sorocaba
11 de março de 2018 2min de leitura
11 de março de 2018 2min de leitura
São Paulo – Sorocaba contará com uma unidade do Grupo de Resgate e Atendimento às Urgências (GRAU), referência nacional e internacional em resgate médico e aeromédico. O anúncio foi feito nesta quarta-feira (7) pelo titular da Secretaria da Saúde do Estado de São Paulo, David Uip. Segundo o secretário da Saúde de Sorocaba, Ademir Watanabe, a chegada da unidade à cidade deve ser anunciada até o fim de março.
O encontro foi realizado no gabinete da Secretaria, em São Paulo, e tratou sobre a ampliação dos serviços e recursos na área da saúde em Sorocaba. Durante a reunião o governo estadual revelou o interesse de promover duas inaugurações importantíssimas na cidade: inauguração do novo Hospital Regional e do Grupo de Resgate e Atenção às Urgências e Emergências (GRAU).
No dia 31 de março, segundo o Governo do Estado, Sorocaba terá a inauguração do novo Hospital Regional que contará com 95 leitos de UTI e tecnologia de última geração para atender a população de 48 municípios.
Também no mesmo dia, o GRAU, considerado a tropa de elite do atendimento móvel, que oferece serviços terrestres e aéreos, será inaugurado e chegará à cidade com 10 médicos e 11 enfermeiros, dando o suporte especializado principalmente aos casos de trauma e acidentes graves.
A estrutura predial que abrigará o GRAU é a mesma onde fica situado o Corpo de Bombeiros, no bairro do Éden e atuará em parceria com o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) de Sorocaba.
Na capital paulista, as sete bases terrestres do GRAU ficam na Luz, Casa Verde, Cambuci, Butantã, Guarapiranga, Campo de Marte e Itaquera. E as cinco bases no interior estão em São José dos Campos, Campinas, Ribeirão Preto, São José do Rio Preto e Presidente Prudente.
A equipe do GRAU integra um sistema de resgate composto também pelo Corpo de Bombeiros e o Grupamento de Radiopatrulha Aérea da Polícia Militar. Além de participar de ações áreas de resgate médico, por meio dos helicópteros Águias da Polícia Militar, o GRAU disponibiliza viaturas rápidas, com especialistas e equipamentos aptos à prestação de atendimento rápido para a vítima ainda em rua antes da chegada de uma ambulância.
O acionamento do GRAU é feito pelo telefone 193, na Central de Operações do Corpo de Bombeiros. A partir do chamado, cabe ao Médico Regulador do GRAU, através das informações recebidas e após o despacho da viatura adequada, monitorar e orientar os profissionais no local e indicar o melhor recurso hospitalar para cada tipo de atendimento, de acordo com a regionalização e hierarquização dos hospitais previamente normatizados e por uma grade já estabelecida.
Estiveram presentes também nesta reunião os secretários Alceu Segamarchi (Recursos Hídricos), Eric Vieira (Gabinete Central), Eloy de Oliveira (Comunicação e Evento), Ademir Watanabe (Saúde) e Mirian Zacarelli (representante da Secretaria de Planejamento e Projetos).
Prefeitura de Sorocaba e Cruzeiro do Sul.
Enviar comentário