Seção de Aviação da Força Nacional completa 11 anos de existência
08 de julho de 2019 1min de leitura
08 de julho de 2019 1min de leitura
O dia 2 de julho marcou o aniversário da Seção de Aviação da Força Nacional (SAV), que completa 11 anos em 2019.
Criada com o objetivo de prestar apoio aéreo nas diversas missões de segurança pública e defesa civil no âmbito da DFNSP, atua no patrulamento áreo preventivo e ostensivo, na busca, resgate e salvamento, transporte aéreo da tropa, equipamentos e dignatários e transporte e escolta de presos, entre outras atividades.
A Seção de Aviação da Força Nacional (SAV) atualmente é comandada pelo AEPC/DF Renato de Oliveira e composta por 13 mobilizados da DFNSP, sendo três policiais civis, nove policiais militares e um bombeiro. São quatro pilotos e nove tripulantes operacionais que operam a Nacional 01, aeronave modelo AS 350 B2 – Esquilo.
Entre as várias missões significativas em que já foi empregada, destaque para a Operação Brumadinho, em fevereiro, na busca, localização e retirada de segmentos humanos após o rompimento da barragem; Operação Terra da Luz, no Ceará, em janeiro, na prevenção e repressão de atos de terroristas em todo o estado; e no Rio de Janeiro, de setembro de 2017 à dezembro de 2018, atuando em operações de prevenção e repressão ao roubo de cargas.
Como reconhecimento aos grandes serviços prestados à segurança pública do país, o Senado Federal realizou sessão solene sexta-feira (28), em homennagem ao Dia Nacional da Aviação de Segurança Pública, comemorado em 29 de junho. A SAV/DFNSP participou da solenidade, em conjunto com as seções de aviação da PF, PRF, PCDF, PMDF, BMDF E Detran/DF.
Enviar comentário