O Serviço Nacional de Aviação Policial do Reino Unido (NPAS) selecionou a fabricante global Schiebel para apoiar seu mais ambicioso teste de operações além da linha de visada (BVLOS) com aeronaves não tripuladas.

O teste — que, em 2024, conquistou com sucesso um lugar no sandbox de integração BVLOS da Autoridade de Aviação Civil (CAA) — avaliará a viabilidade do uso de sistemas aéreos não tripulados (UAS) em conjunto com helicópteros e aviões tripulados em operações policiais na Inglaterra e no País de Gales.

David Walters, chefe de Futuros e Inovação do NPAS, destacou que o objetivo do teste é determinar se os avanços na tecnologia de aviação podem trazer benefícios futuros para a polícia e, em caso afirmativo, como poderiam ser introduzidos com segurança no espaço aéreo do Reino Unido. Ele afirmou: “Estaremos avaliando como poderíamos integrar aeronaves não tripuladas ao modelo operacional existente do NPAS, para entrega de operações aéreas policiais seguras na Inglaterra e no País de Gales.”

A Schiebel operará o CAMCOPTER S-100 em um ambiente cuidadosamente selecionado e controlado para avaliar as capacidades do UAS, como parte do conceito de uma futura frota mista operada pelo NPAS. Neil Hunter, chefe de Vendas Globais da Schiebel, comentou: “O CAMCOPTER S-100 está sendo operado mundialmente com mais de 40 clientes até agora, incluindo a Marinha Real do Reino Unido. Com sua experiência incomparável e capacidades excepcionais, o S-100 é o UAS ideal para este teste. A Schiebel se orgulha de estar na vanguarda do fornecimento de tecnologia UAS globalmente e está continuamente buscando dar suporte à expansão e ao crescimento de UAS, especificamente no mercado comercial. Somente na Europa Ocidental, ela ganhou contratos com a Agência Europeia de Segurança Marítima e com o Bristow Group apoiando suas operações de Busca e Resgate no Reino Unido. Ser escolhida para cumprir este emocionante e inovador teste NPAS é uma prova do pedigree e maturidade do S-100”, ele acrescentou.

A Schiebel se juntará ao Serviço Nacional de Controle de Tráfego Aéreo (NATS) como parte da equipe de apoio à equipe de Futuros e Inovação do NPAS no teste, financiado pelo Ministério do Interior e está programado para ter seu primeiro voo de teste no verão de 2025.

Nos últimos 24 meses, o NPAS vem construindo um caso de segurança robusto, que incluiu testes de uma solução de “detectar e evitar”, para garantir que o teste possa operar com segurança e com o mínimo de interrupção para outros usuários do espaço aéreo. Com as capacidades potenciais para operações policiais, o teste também avaliará a eficácia da solução “detectar e evitar”. “Não podemos prever o resultado do teste, mas é imperativo que entreguemos a mesma capacidade, ou melhorada, que temos hoje com nossa aeronave tripulada. O resultado desejado é poder oferecer às forças policiais na Inglaterra e no País de Gales uma maneira de dar suporte às suas operações de uma forma ainda mais flexível, com ênfase contínua na segurança pública”, acrescentou David Walters.

O Serviço Aéreo da Polícia Nacional foi formado em 2012 como parte de uma colaboração entre todas as forças policiais da Inglaterra e do País de Gales para fornecer suporte aéreo eficiente e sem fronteiras.

Com uma frota existente de 19 helicópteros e quatro aviões, operando em 15 bases regionais, o serviço responde a cerca de 100 chamadas de serviço por dia. As mobilizações de apoio aéreo variam geralmente de pessoas desaparecidas, perseguições de veículos, quebra da ordem pública, controle de multidões, coleta de informações, combate ao terrorismo, grandes incidentes e buscas aéreas.