Santo André simula soterramento com vítimas com apoio do Águia
11 de novembro de 2011 1min de leitura
11 de novembro de 2011 1min de leitura
Terminou por volta das 11h15 desta quarta-feira (10/11) o simulado de múltiplas vítimas de soterramento no Parque do Pedroso, localizado na Estrada do Pedroso, s/n°, em Santo André.
A cena simulada foi de um deslizamento de terra que cobriu um barraco. Uma árvore caiu em cima de outra residência. Um morador passou pelo local e acionou o Corpo de Bombeiros. Uma moradora chamou o Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) e uma terceira pessoa ligou para a Guarda Civil Metropolitana.
Os guardas civis foram os primeiros a chegar, por volta das 10h25. Eles fizeram a remoção parcial dos escombros e orientaram as vítimas a não se mexerem e esperarem a chegada do socorro.
Foram identificadas dez vítimas, sendo que seis estavam inconscientes. Por volta das 10h37 o Samu chegou e fez uma avaliação superficial dos estragos já que não pode entrar na área soterrada. Houve a retirada de duas vítimas leves que são levadas para receber atendimento.
Às 10h45 o helicóptero Águia da Polícia Militar começa a sobrevoar o local. Ele foi acionado já que há vítimas de alta gravidade. Um minuto mais tarde chegou a Defesa Civil que isolou a área. E por último, às 10h50, chegaram os carros do Corpo de Bombeiros.
Os homens da corporação retiraram os escombros e as vítimas com a ajuda da GCM. Uma pessoa morreu, duas foram retiradas em situação grave, sendo que uma foi levada pelo Águia para o Hospital Mário Covas e outra foi encaminhada para o Centro Hospitalar Municipal por uma UTI móvel, três foram removidas conscientes, mas precisaram de ajuda para se locomoverem e outras três sofreram apenas fraturas e escoriações.
Das vítimas leves, uma foi dispensada no local e duas levadas para a UBS (Unidade Básica de Saúde) do Parque Miami.
Fonte: Diário do Grande ABC com informações de Natália Fernandjes.
Enviar comentário