SAMU/SC auxilia no transporte aeromédico de um bebê de três meses
31 de maio de 2020 1min de leitura
31 de maio de 2020 1min de leitura
Santa Catarina – O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) de Santa Catarina esteve envolvido no transporte de um bebê de três meses que havia perdido a mãe recentemente, na ultima sexta-feira, 29 de maio. A menina saiu do Hospital de Aracaju, no Sergipe, e desembarcou ontem, em Itajaí, numa operação do Arcanjo, do qual faz parte o SAMU e o Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina, além do apoio da Força Aérea Brasileira, SAMU de Aracajú e Unidade de Suporte Avançado do SAMU de Itajaí.
Na opinião do Coordenador Médico dos Arcanjos, Bruno Quércia, isso evidencia a integração entre todas as forças, independente da região de atuação, em prol da vida. “A ação teve inúmeras colaborações e uma coordenação eficiente do serviço aeromedico com a regulação estadual. O pouso foi 14h30min, no Aeródromo de Navegantes.
Foram 3h30min de vôo, na UTI Neo Área, que é um jato pressurizado da FAB. Foi uma operação complexa, que durou cerca de sete dias. A família solicitou a transferência ao Hospital, o qual entrou em contato com o Governo de Santa Catarina, por meio da Central de Regulação Estadual.
Tivemos várias etapas, uma em Aracaju, outra em Brasília na qual teve uma movimentação de liberação e outra aqui em SC. A menina foi levada até Hospital Universitário Pequeno Anjo, após vários esforços de vários profissionais. Foi uma daquelas ações inesquecíveis”, resume Quércia.
O pai da bebê de três meses agradeceu às equipes da FAB e do SAMU. “Minha filha foi muito bem cuidada, durante todo o trajeto. Teve muito carinho envolvido nesta ação. Estão todos de parabéns”, reforçou.
Após a menina desembarcar na região do Vale do Itajaí, na tarde desta sexta-feira, uma Unidade de Suporte Avançado fez o transporte até o Hospital referência. Ela foi encaminhada com quadro estável em uma incubadora pela equipe formada pelo Médico Diogo Longoni, Enfermeira Caroline da Rocha e Socorrista Anderson Tomazini.
Enviar comentário