SAMU e PMSC prestam auxílio no transporte aeromédico de bebê
23 de abril de 2019 1min de leitura
23 de abril de 2019 1min de leitura
Santa Catarina – Na manhã de sábado (20/04), a regulação do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) fez contato com a 5ª Companhia do Batalhão de Aviação (BAPM PMSC), sediado em Lages/SC, para prestar auxílio no transporte aeromédico de um bebê com um mês de vida, portador de problema cardiorrespiratório grave, de Lages para o Hospital Infantil em Joinville/SC.
Neste sentido, foi realizado contato com a sede do BAPM em Florianópolis, com a finalidade de viabilizar o deslocamento do Águia 05 (aeronave de asa fixa) para auxiliar neste atendimento.
Após tratativas, o Águia 05 deslocou-se até Lages com a equipe médica do SAMU, apanhando o bebê e em seguida realizando o transporte aeromédico até Joinville.
Devido a gravidade da situação, o transporte aeromédico torna-se o meio mais viável para atender este tipo de demanda, devido a sua agilidade, eficiência e versatilidade que somado ao apoio da equipe médica, que com médico(a) e enfermeiro(a) a bordo, medicamentos e equipamentos especiais, transformam a aeronave em uma UTI aérea, garantindo todo suporte médico possível para que o pequeno paciente pudesse ser transportado sem intercorrências.
Importante frisar que o deslocamento por solo, utilizando-se dos meios convencionais, levaria aproximadamente 5h30 e com apoio do Águia 05 levou apenas 45 minutos, tempo este que, segundo a equipe médica, vai fazer diferença de maneira positiva no tratamento e recuperação do paciente.
Nessa época de Páscoa fazer o bem e tranquilizar uma família nos alegra e nos dá a certeza que estamos no caminho do bem.
Enviar comentário