SAMU e PMMG voam juntos para salvar mais uma vida
25 de fevereiro de 2019 2min de leitura
25 de fevereiro de 2019 2min de leitura
Na tarde do dia 23 de fevereiro, na cidade de Capelinha/MG, o pequeno H. nasceu prematuro com somente 30 semanas de gestação e pesando apenas 1,5 Kg. Por 3 horas a equipe médica da equipe avançada do SAMU lutou contra o tempo e contra a probabilidade para estabilizar o pequeno menino, mas que ainda assim precisava de cuidados intensivos para permanecer vivo.
Enquanto a equipe médica atuava em Capelinha para manter o recém nascido vivo, outra equipe médica em Teófilo Otoni, do SAMU Cisnorte, buscava leito para acomodar a criança em um dos hospitais de referência na região onde pudesse receber o atendimento que precisava.
Este trabalho é denominado regulação e é promovido pela Secretaria de Estado de Saúde, SES, que conseguiu viabilizar uma vaga no hospital de Teófilo Otoni.
Diante da urgência para o deslocamento e devido ao longo tempo que levaria para o transporte por terra (cerca de 4h), a Secretaria de Saúde acionou a Polícia Militar de Minas Gerais para realizar o transporte aeromédico em um de seus aviões.
Os aviões e helicópteros da Polícia Militar atuam no conceito multi-missão, realizando missões de segurança pública, defesa civil, meio ambiente e socorro e permanecem em pronto emprego 24h todos os dias da semana.
A equipe de pilotos da Polícia Militar foi acionada e decolou para Capelinha já ao anoitecer, pousando naquela cidade já no período noturno, viabilizado pela prefeitura local. A criança foi embarcada, juntamente com a equipe médica, e foi transportada no Pégasus 16, avião King Air C90, até a cidade de Teófilo Otoni.
Voando contra o tempo para salvar a vida do pequeno H. o voo durou apenas 20 minutos e ocorreu sem nenhuma intercorrência, tendo o bebê sido entregue à equipe médica de Teófilo Otoni estabilizado.
Veja abaixo o video
Após cumprir a missão, o avião retornou com a equipe médica para Capelinha e depois retornou para a sua base no hangar do Comando de Aviação da PM, localizada no aeroporto da Pampulha, onde a equipe de pilotos e a aeronave permanecem em prontidão para outros acionamentos.
A parceria entre a SES e a Polícia Militar de Minas Gerais é fruto de um convênio que já permitiu a remoção aeromédica de centenas de enfermos e o transporte de inúmeros órgãos vitais para transplante, uma vez que a Polícia Miltiar possui atualmente 06 aviões de pequeno e médio porte, e 09 helicópteros, distribuídos em bases localizadas em Uberlândia, Montes Claros, Juiz de Fora, Governador Valadares e Poços de Caldas, além da sede em BH.
Enviar comentário