Imagens exclusivas e vídeos do salvamento mostram a dificuldade enfrentada pelos policiais, o sofrimento e a alegria do salvamento.

São Paulo – Às 07:30h do dia 04/04/2010 o helicóptero Águia 5, da Polícia Militar de São Paulo, foi acionado pelo Comando de Operações Especias (COE) da PMESP para a busca de 28 pessoas perdidas na serra do mar. Foram fornecidas as coordenadas do Vale dos Rios Itutinga e Pilões, na cidade de Cubatão, onde possivelmente estariam as vítimas.

Segundo informações as vítimas teriam adentrado na mata na sexta feira à tarde e três delas conseguiram sair da mata, restando 25 no local. O grupo se perdeu durante um passeio que saiu de Parelheiros, na Zona Sul da capital paulista, com destino a Mongaguá, no litoral do estado.

Acampamento na noite de sábado, 03/04/2010. Aguardando socorro.

Após realização do planejamento do voo, “briefing” com as equipes, instalação dos equipamentos na aeronave, iniciou-se a operação da aeronave. O Águia 5 decolou da Base do Grupamento de Radiopatrulha Aérea, sediada na cidade de Praia Grande, com dois policiais militares do COE, a fim de realizar a infiltração pelo rapel, desde que as vítimas fossem localizadas.

Por volta das 09:00h as vítimas foram localizadas no meio do rio, acenando para a aeronave e mostrando que havia uma pessoa ferida entre elas. Assim os dois policias militares do COE, utilizando-se da técnica do rapel, foram deixados com as vítimas.

Em seguida foi feita uma avaliação do local, onde se verificou a possibilidade de aproximação a baixa altura, para embarque das vítimas, pois havia uma confluência entre dois rios, cerca de 300 metros rio acima, onde o espaço era suficiente para a aeronave, no entanto, a área deveria ser preparada para que a aeronave aproximasse com segurança.

Caminhada para o local do embarque das vítimas

Com os dois policiais militares do COE, auxiliando as vítimas, conduziram-nas, cerca de 300 metros rio acima, a fim de preparar o local para o salvamento. O Ten Guilherme, mais três policiais militares do COE , conduziram as 25 pessoas ao local determinado. Nesse interim o Águia 5 retornou à BRPAe Praia Grande, reabasteceu e embarcou mais dois policiais do COE, para que fossem até a confluência dos rios e ajudassem na preparação e retirada das pessoas.

Preparação do local pelos policiais do COE da PMESP

Iniciada o operação de salvamento, foram embarcadas, a baixa altura, as três primeiras vítimas, cuja ordem estabelecida foi de pessoas mais debilitadas, mulheres, idosos e homens. A operação prosseguiu com mais três voos até o local, até que as condições meteorológicas não permitiram a operação com segurança. Foram retiradas 12 vítimas (9 homens e 3 mulheres) pelo Águia 5, com o apoio dos policias do COE.

Policiais do COE aguardando a aeronave

Após os retorno da aeronave, por volta das 11:45h, chegaram ao local mais quatro patrulhas do COE (12 Policiais), que tinham saído da Estação Evangelista, no topo da serra do mar, caminhando pelo rio. Chegaram no local exato, juntado-se aos demais policiais e às vítimas, o que possibilitou a retirada das 13 vítimas restantes com segurança. (vítimas que estavam em melhores condições físicas)

Clique e assista aos vídeos do salvamento das vítimas, com o apoio do COE.

Com os policiais do COE no local, iniciou-se uma caminha, serra a cima, a fim de interceptar a linha de trem. Foi feito contato com a empresa responsável e disponibilizaram um “auto de linha”. Assim as vítimas e políciais prosseguiram cerca de 4km no “auto de linha”, entretanto, em determinado local não foi possível prosseguir, momento em que iniciaram caminhada por cerca de 3 km até a Estação Paraitinga.

Aproximação do Águia 5 na mata para embarque das vítimas

Esse trajeto durou cerca de 8 horas. Da Estação foram transportados até a BRPAe Praia Grande, local onde estavam aguardando os familiares das vítimas. Por volta das 21:30h todos estavam salvos. Missão cumprida.

Embarque de uma das vítimas no Águia 5 com o apoio dos policiais do COE

As vítimas foram acomodadas no hangar da BRPAe Praia Grande, onde receberam assistência. A vítima ferida, Srª Antonia, foi socorrida ao PS e logo recebeu alta, pois não foi constatada nenhuma fratura ou trauma mais grave, apenas uma contusão nas costelas em função de queda nas trilhas.

Embarque de uma das vítimas no Águia 5 com o apoio dos policiais do COE

A equipe do Águia 5: Cmt Anv – Ten Rodrigues, Cmt Op – Cap Adriani, Tri Op lançador – Sgt Walter.

Salve os gloriosos policiais militares do Comando de Operações Especiais da PMESP – SELVA!


Vídeos e fotos: Edison Batista de Souza