Santa Catarina – O Serviço Aeropolicial da Polícia Civil de Santa Catarina (SAER) realizou mais de 900 missões em 2019. Os dados abrangem as equipes que atuam nos dois helicópteros, nas bases de Chapecó (SAER Fron), no Oeste, e Criciúma (SAER Sul), no Sul do Estado. As atuações atingiram todas as regiões catarinenses e vão de ocorrências policiais, atendimentos médicos, ações de treinamento e apoio a outros órgãos de segurança pública.

FOTOS_POL_ZERO__UNO_1_grande

Foram 671 missões realizadas pela equipe do SAER Fron e 312 missões pela do SAER Sul, conforme levantamento feito até a semana passada, que totalizou 983 missões.

De acordo com o comandante do SAER Fron, delegado Albert Silveira, foram 329 horas de voo nas 671 missões ao longo do ano. Deste tempo, 35% ocorreram nos atendimentos aeromédicos com os profissionais de saúde do SARA, que somaram 370 missões.

“Metade das ações foi de transporte aeromédico, em parceria com o Sara de Chapecó. Entre os mais atendidos, estão Maravilha e São Miguel do Oeste, além de Chapecó, onde está sediado o helicóptero”, afirma. O delegado lembra que o município de Maravilha foi pioneiro na região em construir um heliponto ao lado do Hospital São José especificamente para receber a aeronave. As missões atingiram 42 dos 86 municípios da região de Fronteira onde o SAER Fron atua.

Nas missões policiais, ressalta o delegado, destaque para o apoio às unidades policiais no cumprimento de ordens judiciais e captura de criminosos, alguns destes faccionados que se escondiam em Chapecó e região. Este ano, a equipe também atuou em apoio a policiais do Rio Grande do Sul para capturar assaltantes de bancos e recebeu um agradecimento e reconhecimento formal da Polícia Civil gaúcha pelas ações na da divisa com Santa Catarina.

SAER Sul

Já a equipe do SAER Sul realizou 312 missões de janeiro à dezembro de 2019. Foram missões variadas em atendimento às solicitações de unidades da Polícia Civil e a outros órgãos como Defesa Civil, Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, Deap, Ministério Público, Marinha do Brasil e Exército Brasileiro.

“As missões aconteceram em 35 dos 45 municípios que compõe a Amrec, Amurel  e Amesc, além de municípios da Grande Florianópolis”, destaca o comandante, delegado Alan Amorim.

Os trabalhos do SAER, assim como os atendimentos do SARA, permanecem em atividade neste final de ano, período em que algumas demandas tendem a ser mais frequentes. Os dois helicópteros fazem parte da estrutura da Polícia Civil disponível para a Operação Verão 2019-2020.