Rondônia – O combate à criminalidade tem sido intensificado pelo governo de Rondônia, com a atuação da Gerência de Aviação de Rondônia (Gave), vinculada à Secretaria de Estado da Segurança, Defesa e Cidadania (Sesdec).

Além do Radiopatrulhamento Aéreo Diário (RPA), a Gave participa de operações integradas com as forças de segurança, incluindo a Polícia Militar de Rondônia (PMRO), a Polícia Civil de Rondônia (PCRO), a Polícia Federal (PF) e a Polícia Penal. Sua atuação é fundamental no apoio às operações terrestres, fornecendo cobertura aérea estratégica para localizar criminosos, conter infratores em fuga e garantir mais segurança aos policiais.

O governador de Rondônia, Marcos Rocha, destacou a importância do reforço na segurança pública e dos investimentos na aviação tática. “A unidade aérea é um diferencial no enfrentamento à criminalidade, garantindo rapidez na resposta policial e ampliando a eficácia das operações. Vamos continuar fortalecendo a segurança em Rondônia, com tecnologia e estratégia.

Gerência de aviação

A Gave é composta por um efetivo especializado, incluindo pilotos experientes e operadores aerotáticos altamente treinados. Nos dois primeiros meses de 2025, a equipe acompanhou 23 operações das forças de segurança, consolidando sua relevância no combate ao crime. Nesse período, as ações resultaram na prisão de 18 criminosos, incluindo suspeitos de liderar organizações criminosas.

Conforme o gerente de Aviação do Estado, tenente-coronel PM Rachid Sallé, a Gave tem empregado dois helicópteros — Falcão 02 e Falcão 03 — e reforçado as escalas de serviço de pilotos e operadores aerotáticos. No período, foram registradas 103 horas de voo em operações e radiopatrulhamento aéreo.

Nossos helicópteros são modernos, equipados com tecnologia de ponta e adequados para resgates. Eles proporcionam aos policiais uma visão privilegiada das operações, permitindo ações noturnas e o monitoramento de áreas de difícil acesso”, destacou.

Policiamento remoto

A Gave também conta com a Sessão de Aeronaves Remotamente Pilotadas (Sarp), que utiliza drones para auxiliar no policiamento e monitoramento. Esses equipamentos vêm sendo empregados nas últimas operações e estão em ação durante o período de Carnaval.

O secretário da Sesdec, coronel BM Felipe Bernardo Vital, explicou que, além do policiamento ostensivo e repressivo, a unidade aerotática atua em diversas frentes, como operações em áreas de fronteira, combate a crimes ambientais, apoio em reintegrações de posse e resgates aeromédicos. “O investimento em equipamentos modernos, aliado ao profissionalismo e comprometimento da equipe da Gave, resulta em uma melhor prestação de serviço à população.

Treinamento especializado

O ingresso na Gave exige um rigoroso processo seletivo, que inclui provas teóricas e físicas, exames médicos e toxicológicos, além de critérios específicos para cada função, como pilotos, operadores aerotáticos, operadores de apoio em solo e profissionais de funções administrativas.

Após a seleção, os aprovados passam por cursos intensivos de formação, com carga horária teórica e prática ampliada, garantindo o preparo físico e mental necessário para operar as aeronaves e os equipamentos de alta tecnologia utilizados nas missões.

Com um alto nível de treinamento e o uso de tecnologia de ponta, a Gerência de Aviação do Estado de Rondônia reforça seu compromisso com a segurança pública e a eficiência operacional, garantindo uma resposta ágil e eficaz às demandas das forças policiais em solo.