Resgate aeromédico em Piracicaba mobiliza o GRPAe/SP
27 de maio de 2010 2min de leitura
Vítima que perdeu o braço foi resgatada pelo Águia-14, que a levou para o Hospital das Clínicas em São Paulo. Médicos e enfermeiros de Piracicaba e Santa Maria da Serra, junto com policiais militares do Grupo de Resgate e Atendimento de Urgência (Grau), participaram de uma verdadeira maratona na manhã do dia 25Mai10, no trecho entre Santa Maria da Serra e Piracicaba, para resgatar o jovem Breno Miguel Cemolin, 18 anos, morador daquela cidade, que teve um dos braços amputados após prendê-lo numa máquina que pica cana.
Foi uma verdadeira luta contra o tempo, porque as equipes socorristas tinham apenas seis horas, a partir do horário do acidente, para transportar a vítima ao Hospital das Clínicas, em São Paulo, onde seria tentado o implante do membro.
O acidente ocorreu às 8 horas. Ao saber da gravidade, o médico Jorel Bottene, do Samu de Piracicaba, não quis esperar que a vítima fosse trazida para o Hospital dos Fornecedores de Cana em Piracicaba. Entrou numa ambulância e seguiu para Santa Maria da Serra. Durante mais de uma hora ficou estabilizando os sinais vitais do jovem acidentado.
“Ele estava em completo estado de choque, perdeu muito sangue e ainda bateu o peito e o rosto na máquina”, declarou Bottene. Enquanto isso, uma enfermeira do hospital local pegou o braço do rapaz e preparou a conservação – num isopor apropriado – e que iria manter a temperatura do membro até a chegada em São Paulo.
Por volta das 11 horas, Jorel Bottene chegou com o jovem ao Hospital dos Fornecedores de Cana, onde ele foi colocado no setor de Urgência e Emergência. Os médicos decidiram que seria necessária a transferência para a Capital.
Da central 192 do Samu, o médico José Henrique de Mello Freitas ficou o tempo todo fazendo contato com São Paulo e tentando a vaga no Hospital das Clínicas. No Corpo de Bombeiros de Piracicaba, o major Jurandir Silva também fez vários contatos.
O helicóptero Águia, tendo a bordo os médicos militares Fabiana e Marconi, além do capitão Nanya e tenente Trivelato, pousou no campo do Clube Atlético, na Vila Rezende, às 14h20. Os médicos prepararam a vítima, que estava sedada, e por volta das 14h45 a aeronave levantou vôo com destino a São Paulo.
Até ontem à noite, não havia confirmação se o jovem tinha sido submetido a cirurgia..
ÔNIBUS. Pela manhã, na avenida Independência, em Piracicaba, José Martins Fidélis, 43 anos, perdeu um dos braços por estar com ele para fora da janela de um ônibus do transporte coletivo.
Segundo a polícia, eram 6h30 da manhã quando o ônibus passava pela avenida, abalroou num poste, e Fidélis, que estava no último banco, teve o braço arrancado ao bater no poste.
Ele foi socorrido pela equipe do sargento Madrid, soldados Naliato e Júnior, do Corpo de Bombeiros, e internado na Santa Casa de Piracicaba onde passou por cirurgia ontem mesmo.
Seu quadro, segundo a assessoria de imprensa, era estável.
Reportagem : ANA CRISTINA ANDRADE, da Gazeta de Piracicaba
Enviar comentário