Em 19/06/2012, um helicóptero EC135P2+ do Air Corps irlandês, estava designado para uma missão de remoção aeromédica de um paciente entre dois hospitais, quando em aproximação para  o pouso em um campo gramado para embarcar o paciente veio a colidir o rotor principal com cabos da rede elétrica.

Acidente com helicóptero EC135P2+ do Air Corps irlandês em missão de remoção aeromédica.

Após o impacto com os cabos, a aeronave prosseguiu para pouso, efetuando um pouso brusco no próprio gramado. Nenhum dos tripulantes da aeronave se feriram, mas a aeronave ficou seriamente danificada.

A investigação foi efetuada pelo Air Accident Investigation Unit Ireland (AAIU Ireland), que publicou o relatório final do mesmo em 04/04/2013.

A primeira observação interessante acerca da investigação é o tempo transcorrido entre o acidente e a publicação do relatório final: menos de um ano.

Seria uma estrondosa eficiência da AAIU irlandesa frente aos seus pares no Brasil e no mundo ?

Você se enganou, não é !

Analisando o relatório de investigação, rapidamente conclui-se o porquê de tanta eficiência e rapidez: disponibilidade de dados ! 

O que normalmente no Brasil configura como as principais fontes de informação para se entender a cinemática do acidente se constitui na observação do local do acidente, testemunhos e depoimentos, é substituído por informações precisas de equipamentos de última geração como sistema de monitoramento de posição da aeronave, gravador de dados de voo (Flight Data Recorder – FDR) e gravador de voz da cabine (Cockpit Voice Recorder – CVR).

Dados do sistema de monitoramento de posição da aeronave

Tais equipamentos apesar de já disponíveis no mercado, ainda são oferecidos como opcionais pelos fabricantes, dispensáveis pelos reguladores e vistos como despesa para os operadores.

Recentemente, o FAA publicou uma proposta de estudo para alteração de regras para operadores aeromédicos que caminha para a exigência mandatória exatamente dos equipamentos acima descritos.

Gráfico do gravador de dados de voo (Flight Data Recorder – FDR)

Interessante observar que mesmo que esses equipamentos demonstrem ser uma importante fonte de informação em caso de um acidente aeronáutico, com certeza sua maior importância se dará para subsidiar um banco de dados para a análise preventiva dos padrões de voo das tripulações, de modo a permitir a implementação de um programa de segurança proativa de garantia de qualidade operacional de voo (FOQA – Flight Operational Quality Assurance) similar aos utilizados atualmente pela empresas aéreas comerciais.


Acesse aqui o Relatório Final da investigação (em inglês)


Autor: Alex Mena Barreto / Fotos: Relatório de investigação da AAIU