Reforço aéreo controlou 10 focos de incêndio nos últimos três dias no Piauí
02 de novembro de 2017 2min de leitura
02 de novembro de 2017 2min de leitura
Piauí – Desde o último sábado (27), o Batalhão do Corpo de Bombeiros do Piauí conta com o reforço de uma aeronave no combate aos focos de incêndio. Um avião, com capacidade de armazenar até 1.500 litros de água, tem acelerado o controle dos focos na zona rural e urbana da Grande Teresina. Trata-se de uma avião Air Tractor AT-502B, PP-BAZ, de uma empresa de aviação agrícola contratada pelo Estado.
De acordo com o major Egídio Leite, a aeronave já deu apoio a pelos menos 10 focos de queimada desde que chegou à capital. O reforço aéreo contribuiu na identificação e no combate a focos na Usina Santana, na Zona Sudeste de Teresina, nos povoados Cacimba Velha e Soinho, e outro no município de José de Freitas, a 48 km da capital. Todos devidamente controlados, garante o Corpo de Bombeiros.
“Essa aeronave tem combativo os incêndios na região metropolitana de Teresina bem como tem viabilizado o reconhecimento de locais mais vulneráveis com ocorrência de incêndios através de fotografias que são feitas por meio dela. Ou seja, a atuação das viaturas somada ao apoio dessa aeronave tem permitido extinguir esses fotos de incêndio mais rapidamente”, explicou o major Egídio.
Em conjunto com a aeronave permanecem em diligências as viaturas dos Bombeiros e o trabalho dos carros-pipa. A base do reforço aéreo é o Clube de Ultraleves de Teresina, que fica próximo a localidades rurais como da Cacimba Velha.
Tempo como aliado
Os focos de incêndio e a propagação do fogo deverão ser afetados pelas mudanças na temperatura sentidas nas últimas horas. “Com a diferença de temperatura e a presença desse tempo nublado, tem diminuído o número de ocorrências. Hoje e amanhã, com previsão até mesmo de chuva, teremos um período de tranquilidade se as previsões forem confirmadas”, afirmou o major.
A Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semar) divulgou a previsão do tempo para os próximos três dias na capital e no Piauí e revelou que a temperatura tende a ficar mais baixa nesse período, com máxima de 38º no Estado. de acordo com a previsão, Teresina deve registrar chuvas entre esta terça-feira (31) e o feriado do Dia de Finados, dia 2.
Governo do Piauí, por Valmir Macêdo.
Enviar comentário