O Centro Integrado de Operações Aéreas do Estado de Mato Grosso – CIOPAer/MT, instituição criada na estrutura da Secretaria de Estado de Segurança Pública, tem o seu funcionamento calçado na mutua colaboração entre a Policia Militar, Policia Judiciária Civil e Corpo de Bombeiros Militares, agregando em um único lugar as operações aerotransportadas de segurança pública.

E é justamente nesse contexto que o CIOPAer recebe com efusiva alegria a promoção do brioso caudilho, 1º TEN QCOBM PAULO PEREIRA DOS SANTOS ao posto de CAPITÃO QCOBM (Quadro Complementar de Oficiais Bombeiros Militares).

IMG_2438

A promoção ocorreu na data de 25 de novembro de 2014, a contar de 02 de dezembro de 2014, por meio do Decreto Estadual nº 2.616, publicado no Diário Oficial nº 26.423.

Vale lembrar que os Corpos de Bombeiros Militares são corporações cuja principal missão consiste na execução de atividades de Defesa Civil, Prevenção e Combate a Incêndios, Buscas, Salvamentos e Socorros Públicos no âmbito de suas respectivas Unidades Federativas. Desde 1915 são considerados Força Auxiliar e Reserva do Exército Brasileiro, e integram o Sistema de Segurança Pública e Defesa Social do Brasil.

A Lei Estadual nº 10.076, de 31 de março de 2014, que dispõe sobre os critérios e as condições que asseguram aos Oficiais e Praças da ativa a ascensão na hierarquia militar, mediante promoção, de forma seletiva, gradual e sucessiva, estabelece em seu Art. 5º que as promoções no Corpo de Bombeiros Militar são efetuadas nos dias 02 de julho e 02 de dezembro de cada ano.

A escolha do dia 02 de dezembro tem como espeque o fato de nesta data comemorar-se o Dia do patrono dos Corpos de Bombeiros do Brasil – Dom Pedro II, imperador do Brasil, nascido em 02 de dezembro de 1825 (m.1891).

Noutro diapasão, destacamos que o CIOPAer conta atualmente com uma frota de 3 aviões e 3 helicópteros, sendo que o Oficial agraciado exerce a função de Piloto Comandante de Helicóptero.

Ao arremate rogamos a Deus que continue a iluminar o ser caminho profissional e pessoal, bem como a toda a sua família.

Fonte: SSP/MT