Projeto VANT do GRAESP do Pará e XMobots está a todo vapor
20 de fevereiro de 2017 1min de leitura
20 de fevereiro de 2017 1min de leitura
Pará – Na semana passada, equipes do GRAESP (Grupamento Aéreo de Segurança Pública do Estado do Pará) e Semas (Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Sustentabilidade) realizaram na sede da XMobots treinamento para dar início às operações com o VANT Nauru 500B.
Nas próximas semanas, o VANT da XMobots já estará voando os céus deste importante Estado. O objetivo de emprego desse equipamento é poder empregá-lo em ações de combate a vários tipos de crimes ambientais e outros que colocam em risco a segurança dos cidadãos.
Em agosto do ano passado o Grupamento Aéreo de Segurança Pública do Pará já havia realizado um curso de piloto/operador de sistema de aeronave remotamente pilotada (RPAS) para 10 alunos, ministrado pela XMobots. Servidores militares (PM/BM) e civis da Secretária de Estado de Meio Ambiente e Sustentabilidade – SEMAS receberam o treinamento.
Em 2013 esse equipamento (Nauru 500) da empresa XMobots recebeu o Certificado de Autorização de Voo Experimental (Cave) para VANT. Ele é uma aeronave de asa fixa de 15 quilos que pode atingir até 78 km de distância.
O NAURU
O Nauru é um VANT de alto desempenho desenvolvido para o monitoramento de grandes áreas acima de 200 km². Com uma autonomia média de 8 horas, a aeronave é capaz de sobrevoar até 1200 Km² por voo.
Além dos sensores convencionais como câmeras de altíssima resolução, RTK e câmeras thermais, o Nauru pode ser embarcado com câmera Gimbal e lasers, graças a sua alta capacidade de payload. Outro diferencial é a possibilidade de decolagem com catapulta e pouso com paraquedas e airbag, minimizando consideravelmente os riscos das operações de campo.
Principais Características
Enviar comentário