Profissionais da Aviação de Segurança Pública participam de debates no ENAVSEG 2019
01 de junho de 2019 6min de leitura
01 de junho de 2019 6min de leitura
Rio de Janeiro – Nos dias 27 a 31 de maio aconteceu o Encontro Nacional de Aviação de Segurança Pública e Defesa Civil – ENAVSEG 2019 – na cidade do Rio de Janeiro.
Com apoio do Portal Piloto Policial, Agência Mkt18 e SAFRAN Helicopter Engines, o ENAVSEG 2019, organizado pelo Grupamento Aeromóvel da Polícia Militar do Rio de Janeiro, aconteceu nas instalações e auditório do hotel NOVOTEL Botafogo.
O encontro reuniu mais de 300 profissionais de segurança pública, entre gestores, pilotos, tripulantes operacionais, mecânicos de aeronaves e operadores de drones, representando 25 Estados e o Distrito Federal, além de representantes da Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal, Receita Federal do Brasil e integrantes da Aviação da Marinha e Força Aérea Brasiliera.
Em conjunto com o ENAVSEG 2019, foram realizadas as primeiras edições da Competição Nacional de Mecânicos de Aeronaves de Segurança Pública e da Competição de Tripulantes Operacionais de Segurança Pública.
O formato de apresentações do ENAVSEG 2019 foi o mesmo aclamado durante o Seminário de Operações Aéreas Policiais ocorrido em Brasília-DF em 2018, onde cada tema era abordado primeiramente pelos palestrantes, escolhidos justamente por ser referência no assuno, e em seguida, com a participação de um mediador, realizado um amplo debate com todos os presentes.
Além do novo formato de apresentações, o evento inovou ai ser organizado por linhas temáticas e apresentações simultâneas em três auditórios, dando a oportunidade dos participantes em escolher qual tema participar, além de possibilitar uma maior quantidade e qualidade de debates realizados.
O Encontro foi direcionado para pilotos, tripulantes e mecânicos de aeronave e profissionais de aviação de segurança pública de todo país e contou com representantes de quase todos os Estados. Os temas abordados neste ano foram: operações aéreas policiais, operação aéreas de resgate e aeromédico, manutenção de aeronaves, segurança de voo, aeronaves remotamente pilotadas e gestão e integração.
A competição envolveu a realização de três provas práticas (tiro aplicado, salvamento aquático e salvamento em altura), com a participação de 26 duplas de doze unidades aéreas. As provas foram realizadas nas instalações do CFAP/PMERJ e sede do GAM/PMERJ.
As atividades foram desenvolvidas em perfeita integração entre todos os participantes, sempre interessados em troca de experiências e conhecimento, tendo sido considerado um sucesso por todos os participantes e avaliadores.
Após uma intensa e qualificada disputa, as provas realizadas tiveram os seguintes resultados finais:
Prova de Tiro Aplicado
Prova de Salvamento Aquático
Prova de Salvamento em Altura
Classificação Geral (participantes das três provas)
A competição envolveu a realização de três provas práticas (motores, elétrica e inspeção diária), com a participação de 05 duplas de cinco unidades aéreas. As provas foram realizadas nas instalações da sede do GAM/PMERJ, e coordenadas pela equipe do Prof. Me. Thiago Carvalho, do SENAI/SC.
A competição foi extremamente acirrada entre os participantes, envolvendou atividades refletindo práticas e padrões internacionais no mundo do setor aeronáutico e teve 16 horas de duração para cada dupla.
Para cada prova, foi efetuada uma avaliação da dupla participante, sendo considerada vencedora a dupla que teve a maior nota, somado os resultados das três provas. A competição foi tão acirrada entre as duplas, que a diferença entre o primeiro e segundo colocado ficou em 0,33 pontos em uma escala de 0 a 100, demonstrando o alto nível de preparação de todos.
A classificação geral da Competição Nacional de Mecânicos de Aeronaves de Segurança Pública ficou da seguinte forma:
1º lugar: Comando de Policiamento Aéreo da Polícia Militar do Distrito Federal, com a dupla Coelho e Tenório;
2º lugar: Comando de Aviação da Polícia Militar do Estado de São Paulo, com a dupla Calou e Bragato;
3º lugar: Grupamento Aeromóvel da Polícia Militar do Rio de Janeiro, com a dupla L. Petroceli e Wladimir.
A reunião envolveu os Comandantes/Chefes/Diretores, ou seus substitutos, das Organizações de Aviação de Segurança Pública do Brasil, onde foram realizados os seguintes painéis de debate:
Operações Planejadas, tendo como participantes os seguintes profissionais:
Delegado Aristóteles Tavares Leite
Coordenadoria Integrada de Operações Aéreas
Secretaria de Segurança Pública do Ceará
Ten Cel PM Armando Conceição de Moraes Gonçalves
Diretor do Grupamento Aéreo de Segurança Pública do Estado do Pará
Ten Cel PM Carlos Renato Lima da Silva
Comandante do Grupamento Aéreo da Polícia Militar da Bahia
Major Adaylton Álvaro de Rezende Junior
Comando de Aviação
Polícia Militar do Estado de São Paulo
Operações Emergenciais Críticas: Brumadinho e casos passados, tendo como participantes os seguintes profissionais:
Ten Cel BM Alexandre Gomes Rodrigues
Comandante do Batalhão de Operações Aéreas do Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais
Ten Cel PM Rogério Cosendey Perlingeiro
Comandante do Grupamento Aeromóvel da Polícia Militar do Rio de Janeiro
Ten Cel BM Rammon Dias Pereira
Comandante do Grupamento de Operações Aéreas do Corpo de Bombeiros Militar do Rio de Janeiro
Enviar comentário