Estados Unidos – A empresa Schweizer RSG, a atual proprietária da linha de produção S300, anunciou que seu primeiro helicóptero S300 recebeu um Certificado de Aeronavegabilidade e em breve será entregue a um cliente no país africano do Senegal. A linha de produção do S300 remonta à época em que Hughes a iniciou na década de 1960 na costa oeste dos Estados Unidos, na Califórnia, e teve enorme sucesso com a variante militar TH-55 em particular.

Foto: divulgação helihub

Foto: divulgação helihub

Em 1984, McDonnell Douglas comprou a Hughes Helicopters, principalmente para o Apache, e dois anos depois vendeu a linha de produção do S300 para a Schweizer, que havia se destacado com planadores e aeronaves agrícolas. Isso levou à mudança da linha de produção do S300 para a Costa Leste, visto que a Schweizer estava sediada em Elmira, NY. A fabricante Schweizer desfrutou de vários anos de sucesso vendendo o 300C, desenvolvendo um S300CBi focado em escola de treinamento e uma turbina de nível básico, o 330 e seus derivados posteriores, incluindo o 333.

Em 2004, a Schweizer foi comprada por Sikorsky, que assumiu rapidamente  a unidade de produção em Elmira para Black Hawks, e rebatizou o helicóptero com motor a pistão como Sikorsky S300C, e seu irmão mais velho com turbina como Sikorsky S333. No entanto, esses nomes nunca pegaram, já que todo mundo se refere ao helicóptero com motor a pistão como Hughes ou Schweizer 300, enquanto o 333 sempre foi conhecido como Schweizer 333, pois foi desenvolvido depois que Hughes se esgotou. A Sikorsky produziu muito poucos 300s durante sua gestão e, em 2018, as linhas de produtos de helicópteros da Schweizer foram vendidas novamente e agora se chama Schweizer RSG e está sediada no Texas.

No ano seguinte, a FAA emitiu um aviso da Autoridade de Produção para os novos proprietários, e só agora – em parte graças à pandemia – o primeiro 300C saiu da linha Schweizer RSG no Texas. O número de série S1973 é a aeronave de referência.