PRF e Prefeitura de Atibaia planejam instalação de base de helicóptero para o início de 2018
22 de dezembro de 2017 2min de leitura
22 de dezembro de 2017 2min de leitura
Celebração de convênios com Estado e União apoiará trabalho de inteligência realizado pelo GGI Atibaia
São Paulo – A prefeitura da Estância de Atibaia está em fase de implantação de um sistema de inteligência que incluem câmeras de segurança “OCR” – Optical Character Recognition e um helicóptero da Divisão de Operações Aéreas (DOA) da Polícia Rodoviária Federal (PRF).
Por meio de centrais de monitoramento e integração entre municípios, serão produzidas informações qualificadas para as forças de segurança, com compartilhamento dos dados entre elas, permitindo operações colaborativas.
Em Atibaia, o sistema será utilizado de maneira integrada, conforme as diretrizes do Gabinete de Gestão Integrada de Segurança Pública (GGI) de Atibaia, o que favorece a estratégia de ação conjunta do próprio sistema.
A prefeitura está trabalhando na elaboração de dois convênios, um com o sistema Detecta do Estado de São Paulo e outro com a União, por meio da PRF, para acesso ao Sistema Nacional de Alarmes (Sinal). Estão no planejamento o monitoramento das Rodovias Fernão Dias BR-381 (Federal) e Dom Pedro I SP-065 (Estadual).
Helicóptero da PRF para Atibaia
Nesse pacote de melhorias na segurança da região, está a implantação de uma Base da Divisão de Operações Aéreas (DOA) da PRF, que também atuará pelo GGI Atibaia. Nessa semana um helicóptero da PRF realiza operações em Atibaia e região.
A Prefeitura está providenciando um hangar no aeroporto para utilização da PRF e estima-se que no primeiro trimestre de 2018 o helicóptero inicie suas operações. O termo de cooperação entre as instituições está em análise e tem boa aceitação da Direção Geral da PRF.
A ideia é que seja empregado na região o helicóptero EC-120B (Colibri), porém conforme a necessidade e demanda poderá ser substituído por um Bell 407. Hoje a unidade dispõe de nove helicópteros denominados “Patrulha”. São 05 Bell 407, 01 Bell 412EP e 03 EC-120B. Possui também dois aviões, um Sêneca III e um Cessna Grand Caravan. Além de sua sede em Brasilia, possui seis bases regionais. (saiba mais)
Enviar comentário