Prefeitura e PM fecham cerco contra desmanches ilegais em Sorocaba
30 de julho de 2015 1min de leitura
30 de julho de 2015 1min de leitura
Em uma parceria com a Polícia Militar do Estado de São Paulo, a Prefeitura de Sorocaba deu continuidade às operações de fiscalização contra desmanches ilegais existentes na cidade. O objetivo é combater o furto e roubo de veículos na cidade, que acabam abastecendo esse tipo de comércio nos desmanches ilegais.
Na tarde da última quinta-feira, o prefeito Antonio Carlos Pannunzio sobrevoou várias áreas da cidade acompanhado do coronel Wagner Tardelli, comandante do Comando de Policiamento do Interior (CPI-7) e do secretário de Negócios Jurídicos, Maurício Jorge de Freitas.
No voo de aproximadamente 30 minutos, os representantes da PM e do Poder Executivo puderam verificar algumas situações suspeitas e outras que se comprovaram em crimes. Alguns casos suspeitos foram reportados pelo próprio comandante do CPI-7, de dentro do helicóptero, para que policiais militares apurassem por terra. Duas situações de desmanche de veículo foram avistadas e confirmadas por policiais no bairro Habiteto.
Em trabalho que já acontece entre a Polícia Militar do Estado e a Prefeitura de Sorocaba, a parceria visa também identificar desmanches que não contenham o Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros (AVCB). Legislação em vigor autoriza a interdição de desmanches que não apresentem para o Corpo de Bombeiros ou fiscais da Prefeitura o AVCB.
A ação ocorrida ontem é desdobramento de outras que iniciaram no começo do ano como a instituição do decreto 21.823/2015, do prefeito Antonio Carlos Pannunzio, que regulamentou a lei 8.693, criando o alvará de funcionamento e localização de empresas do ramo de depósito de sucata ou ferro velho, desmanche, comércio de peças usadas e congêneres.
Pelo decreto, as empresas deste ramo devem obter alvará de funcionamento e localização com a Secretaria de Mobilidade, Desenvolvimento Urbano e Obras (Semob). Tal alvará tem validade de um ano e deve ser renovado no período de 1 a 20 de dezembro do ano anterior. Os dados que constam no alvará devem ficar visíveis ao público no estabelecimento comercial e podem ser confirmados no site da Prefeitura.
Outras ações com esse mesmo propósito envolverão também a Guarda Civil Municipal (GCM) e o setor de Fiscalização da Prefeitura.
Fonte: Prefeitura de Sorocaba.
Foto: Emerson Ferraz
Enviar comentário