Potiguar 01, através de termo de cooperação, atua em atendimentos médicos no RN
29 de dezembro de 2016 1min de leitura
29 de dezembro de 2016 1min de leitura
Rio Grande do Norte – Responsável pelo controle, operação e manutenção das aeronaves pertencentes à Secretaria de Estado da Segurança Pública e da Defesa Social do Rio Grande do Norte (Sesed), o Centro Integrado de Operações Aéreas (CEIOPAER) também tem realizado um trabalho em parceria com o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência do Estado, o SAMU RN 192 RN.
Através de um termo de cooperação técnica assinado entre Sesed e Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap) foi possível disponibilizar o helicóptero Potiguar 01 para auxiliar no transporte de pacientes em todo o Rio Grande do Norte, como foi o caso de um bebê de apenas três meses nesta terça-feira (20). A criança precisou ser levada de Mossoró para um hospital de Natal para passar por uma cirurgia no coração.
“Os casos passam todos pelo setor de regulação do SAMU, nós somos a parte executante. O pessoal do SAMU recebe o chamado e avalia qual meio de transporte será necessário para aquele paciente. Se for um caso e urgência que precisa de transporte aéreo, a nossa equipe é acionada para prestar esse apoio”, explicou o capitão Romualdo Galvão, coordenador do CEIOPAER.
Além dos integrantes da aeronave, todos têm treinamento de resgate e salvamento. Um enfermeiro e um médico do SAMU 192 RN sempre acompanham durante os atendimentos. “A nossa equipe presta apoio para a equipe médica do SAMU, mas é a equipe do SAMU que faz todos os procedimentos com o paciente”, disse o coordenador do CEIOPAER, que lembrou que além de pacientes, o Potiguar 01 também faz o transporte de órgãos em casos mais urgentes.
Durante o ano de 2016, até esta terça-feira, 11 pessoas foram socorridas e três órgãos transportados pelo Potiguar 01.
Fonte: SESED/ASSECOM RN
Enviar comentário