CELSO GONÇALVES BORGES
PEDRO CASTELÕES DE ARAÚJO JÚNIOR

Artigo Científico apresentado como exigência parcial para a obtenção do Curso Superior de Polícia à Academia de Polícia Militar do Estado de Goiás, atendendo exigência do currículo do curso (CSP/2012).

Resumo

O índice de criminalidade nas regiões de divisa está aumentando e com ele, as atividades do crime organizado, sendo necessários investimentos em tecnologia de policiamento ostensivo e velado. O patrulhamento aéreo seria uma ótima opção pela visão privilegiada de movimentação suspeita em terra com possibilidades de acompanhamento, monitoramento, intervenção rápida em regiões de difícil acesso e produção de provas com emprego de tecnologia.

O patrulhamento aéreo preventivo realizado com helicópteros é eficiente nas missões que tem como objetivo reduzir os
índices criminais, porém o seu custo operacional é significativo, o tempo disponível para voo é reduzido e necessita ser cuidadosamente racionalizado.

Assim sendo, a grande importância desta pesquisa é demonstrar a possibilidade do emprego de aeronaves leves esportivas no patrulhamento de divisas, considerando seu baixo custo operacional, facilidades de manobras em decolagem e pouso e habilitação de pilotos a fim de contribuir para o fortalecimento das ações policiais com auxilio de tecnologia.

A metodologia do trabalho compreende um estudo sobre projeto inovador de apoio ao policiamento de divisa com o emprego de aeronave leve esportiva considerando seu baixo custo de aquisição, consumo e manutenção, baseado em coleta de dados, entrevistas e análise documental.

A pesquisa aponta para uma nova visão de patrulhamento de divisas com o uso de aeronaves cuja logística, além de simplificada, é de baixo custo, bem como a habilitação dos pilotos policiais.

Palavras-chave: Policiamento de divisas; Aeronave Leve Esportiva; Policiamento Aéreo.

 


Leia a monografia completa
Policiamento de Divisa com Emprego de Aeronave Leve Esportiva


Artigo Científico apresentado como exigência parcial para a obtenção do Curso Superior de Polícia à Academia de
Polícia Militar do Estado de Goiás, atendendo exigência do currículo do curso (CSP/2012).


Os autores: CELSO GONÇALVES BORGES é Tenente Coronel e Comandante do 5° Batalhão da Polícia Militar do Estado de Goiás. PEDRO CASTELÕES DE ARAÚJO JÚNIOR é Tenente Coronel e Comandante do Comando de Operações de Recobrimento – CORE.