Policiais treinam técnica de descida de helicópteros na Lagoa, Rio
13 de maio de 2015 1min de leitura
13 de maio de 2015 1min de leitura
Rio de Janeiro – Policiais do Curso de Operações Táticas (Cote) da Polícia Civil fizeram um treinamento de fast rope e rapel nesta quinta-feira (7), na sede do Serviço Aeropolicial (Saer), na Lagoa, Zona Sul do Rio.
O fast rope é um exercício de rápido desembarque com aeronaves em ambiente hostil e envolve uma atividade semelhante ao rapel para a descida de helicópteros. Em vez de molas mosquetão e freios mecânicos, o militar usa apenas luvas para se agarrar ao cabo que o conduz ao solo. Esse exercício de fast rope foi realizado com o helicóptero Bell Huey II. O exercício de rapel foi realizado com o esquilo AS 350.
O Cote é o curso de operações com maior carga horária, instruções teóricas e práticas, que permitem ao aluno formado fazer parte da Coordenadoria de Recursos Especiais (Core), a unidade de elite da Polícia Civil.
Durante o treinamento, são passados ensinamentos especializados de todos os setores da Core, com o objetivo de que o operacional tenha condições de atuar em todos os setores da unidade, como: ensinamentos de tiro tático, abordagem, progressão em área de risco, contra emboscada, explosivos e diversas outras matérias relacionadas com a atuação da Core.
Os alunos – que já são policiais – também participam de operações reais da coordenadoria. “Esse é um dos principais cursos da polícia. É um treinamento bem técnico, que abrange não só a parte física como também a psicológica. Nós temos alunos da Polícia Federal, da Polícia Rodoviária Federal e até delegados de outros estados”, explicou o inspetor Henrique, um dos coordenadores.
Restrições de sexo e idade máxima para participar do treinamento também não existem. “Se ela [mulher] for aprovada no curso e topar raspar a cabeça, ela está dentro”, disse o inspetor.
Na etapa desta quinta-feira, 14 policias participaram do treinamento. No início do curso, eram 90 participantes. Ainda segundo o inspetor, terão outros módulos eliminatórios do curso até que a turma esteja formada.
Fonte: G1.
Enviar comentário