Policiais são treinados para usar drones em operações de combate ao crime, no ES
01 de agosto de 2019 2min de leitura
01 de agosto de 2019 2min de leitura
Espírito Santo – Um grupo de policiais civis está sendo treinado para atuar no combate aos crimes no Espírito Santo utilizando drones. Os equipamentos são mais baratos que helicópteros, práticos e também discretos. O curso voltado para capacitar os agentes tem aulas práticas e teóricas. O investimento feito pelo Estado foi de quase R$ 100 mil.
Ao todo, a polícia possui oito drones, que vão ser usados em operações para monitorar bairros onde suspeitos de crimes moram, localizar veículos roubados e analisar a movimentação de possíveis criminosos em vias públicas.
“Os drones da Polícia Civil serão usados de diversas formas e situações. Algumas das situações primordiais e mais importantes são em casos em que nós temos a necessidade de dar apoio ao cumprimento de mandados de busca e apreensão em locais de risco e em locais em que é necessário termos uma visão privilegiada do ambiente.
Os drones também irão nos apoiar em situações de acompanhamento a pessoas suspeitas, também irão nos acompanhar em situações administrativas da Polícia Civil e nós também teremos a possibilidade da perícia criminal utilizar dentro dos seus trabalhos ordinários”, comentou o delegado Rafael Correa.
O grupo vai operar o equipamento dentro das normas técnicas e, após semanas de estudo, os policiais já estarão em condições de fazer voos de maneira segura.
“O que nós esperamos ver com os drones é a dinâmica do crime. É nós podermos acompanhar o que os criminosos estão realizando sem que eles saibam que nós estamos observando-os.
Mas a operação do drone requer experiência, por isso, estamos fazendo um curso para fazer com que os policiais tenham condições de trabalhar em segurança”, explicou Rafael Correa.
Os equipamentos precisam de autorização para voar, o que deve ser concedido pelo comando da Aeronáutica. O serviço já deve estar disponível no estado a partir da próxima semana.
“É um investimento muito importante para a segurança pública do Espírito Santo. Esperamos no futuro fazer a aquisição de novos equipamentos, de maior capacidade, com câmeras térmicas ou câmeras com zoom para que possamos realizar essa atividade de combate ao crime”, concluiu.
Enviar comentário