A missão é a mesma, somente o veículo que muda

Paraná – Durante os dias 02 a 06 de novembro, Oficiais do Batalhão de Polícia Militar de Operações Aéreas estiveram na Cidade de Los Angeles na Califórnia, onde foram recebidos pela Air Support Division (ASD) do Departamento de Polícia de Los Angeles (LAPD).

A Air Support Division é uma das mais antigas e atualmente a maior Unidade de Operações Aéreas de Segurança Pública do mundo, operando desde 1956.

1

Atualmente o suporte aéreo às Equipes em solo é provido por duas Equipes no ar durante 24 horas por dia e a frota atual é de 17 (dezessete) helicópteros AS-350 e BH-06, com uma média anual de aproximadamente 18.000 (dezoito mil) horas voadas.

O estágio foi facilitado pela Embaixada Americana no Brasil e foi realizado com ônus total aos participantes, que adquiriram as passagens aéreas e se deslocaram em período de férias, custeando integralmente as despesas pessoais no período, demonstrando o elevado comprometimento com a causa pública e interesse na aquisição de conhecimentos técnicos para melhoria dos serviços prestados.

2

O estágio contemplou instruções de gerenciamento de risco, segurança operacional, gerenciamento de manutenção de aeronaves, recrutamento e seleção de pessoal, técnicas de busca de fugitivos e suspeitos homiziados, visão geral dos serviços de resgate aéreo prestado pelo Corpo de Bombeiros (LAFD), além das operações denominadas ASTRO (Air Support to Regular Operations) ou Suporte Aéreo para Operações Regulares, que contou com diversas horas de voo diurno e noturno em acompanhamento ao serviço diário e atendimento de ocorrências daquela Unidade.

3

A delegação paranaense foi recebida pelo Liutenant Phillip Smith (Subcomandante da Divisão Aérea do LAPD) e teve acesso a toda documentação e protocolos de operação mostrados nas instruções, proporcionando assim, a realização de um minucioso estudo de trabalho para implantação de melhorias viáveis às operações aéreas da PMPR.

De acordo com o Major QOPM Roberto Sampaio Araújo, Subcomandante do BPMOA e Chefe da delegação Paranaense na ocasião: “A oportunidade de participar de um evento como este e de ser recebido de forma tão amistosa e profissional pelos policiais do LAPD irá agregar um conhecimento imensurável, que será utilizado integralmente na melhoria do serviço prestado pelo BPMOA à toda Corporação e a Sociedade Paranaense.”.

4

 

Leia mais sobre a ASU/LAPD:

Uma radiografia da Unidade Aérea da Polícia de Los Angeles/EUA

LAPD Air Support Division: Combatendo o crime dos céus