Policiais civis realizam treinamentos com aeronave em Santa Catarina
10 de junho de 2021 1min de leitura
10 de junho de 2021 1min de leitura
Santa Catarina – A Polícia Civil de Santa Catarina, por meio da ACADEPOL e do SAER, encontra-se realizando o Curso de Operações Aéreas, visando habilitar Policiais na atividade de Operadores Aerotáticos. O curso teve início em 26 de abril, com Policiais Civis aprovados em processo seletivo.
Desde o dia 24 de maio, 17 participantes do Curso, sendo 4 policiais de outros Estados da federação, estão em Chapecó, no SAER-FRON, para uma das fases da formação. Na cidade foram realizados os módulos mais complexos do curso com as instruções de Resgate em Altura, busca em voo noturno e o módulo de sobrevivência em mata, o qual iniciou-se no período de baixa temperatura na região.
A Polícia Civil do Paraná (PCPR) integrou a formação de operadores aerotáticos, em Chapecó, região Oeste de Santa Catarina, entre os dias 31 de maio e 4 de junho. Cinco instrutores do Grupamento de Operações Aéreas da PCPR ofereceram o módulo sobre resgate aéreo e utilização do “Night Sun”, a ação com apoio de um dos helicópteros da instituição.
Segundo o Delegado e Piloto Coordenador do SAER-FRON, Albert Silveira, as instruções são Ministradas pelos Pilotos e Operadores Aerotáticos do SAER/SC e do GOA/PR, sendo importante o intercâmbio entre as unidades aéreas e a troca de conhecimentos e experiências.
Fizeram parte das instruções o tiro embarcado e confronto armado com apoio aéreo, bem como rastreamento e abordagem de veículos suspeitos, primeiros socorros dentre outras, envolvendo as atividades que devem ser desenvolvidas na missão aeropolicial.
Ao final foi feita um agradecimento formal aos Operadores do Grupamento de Operações Aéreas (GOA/PR), da Polícia Civil do Paraná (PCPR), os quais participaram ativamente das instruções, cedendo inclusive a aeronave para a conclusão das atividades na cidade de Chapecó.
Após a formação, os Policiais retornarão para suas Unidades de Origem, e a Polícia Civil passará a ter um cadastro de reserva destes Operadores para integraram as Unidades Aéreas, conforme a necessidade.
Enviar comentário