Polícia Nacional do Paraguai acerta últimos detalhes para operação de seus helicópteros
03 de maio de 2010 2min de leitura
03 de maio de 2010 2min de leitura
Em um hangar do aeroporto Silvio Petirossi, dois técnicos espanhóis e um argentino, supervisionados pelo comissário espanhol José María Cervera, estão prestes a concluir a montagem do primeiro helicóptero da polícia que chegou ao Paraguai em 18/04/2010.
A aeronave é um Robinson 44 Police. Este tipo de modelo é usado na Espanha, na cidade de Nova York e na Califórnia. Em poucos dias, será capaz de fazer suas primeiras missões.
O Comissário Cervera disse que um questão operacional, o helicóptero terá capacidade para três policiais: o piloto, copiloto e um técnico.
Os três helicópteros estão modernamente equipados. Eles têm o Trackingm que é um tipo de laser para rastrear veículos; O sistema Flack, que permite ver objetos em uma tela, tanto de dia como de noite, e um tipo de refletor de luz especial, que não causa sombras.
Além disso, tudo que for filmado será transmitido ao vivo a um banco de dados central, para um melhor processamento dos dados. A máquina tem também uma sirene e alto-falante, que são normalmente utilizados em áreas povoadas.
Cervera afirmou que os helicópteros serão utilizados para coordenação, monitoramento e informações e não serão utilizados para ataque, por isso não carregam armas. Ele acrescentou que como a aeronave é pequena não causa poluição sonora.
O aparelho pode voar para qualquer parte do Paraguai, e se for necessário, pode ser usado para busca de membros do Exército do Povo Paraguaio (EPP), nos departamentos de Concepción e do Chaco.
A máquina tem uma autonomia de vôo de três horas. Consome um litro de gasolina de aviação por minuto. De acordo com Cervera, este é um dos mais seguros helicópteros do mundo. O Robinson 44 Police está em operação há cerca de 12 anos e nesse tempo só sofreu três acidentes.
Os três helicópteros Robinson 44 não serão conduzidos por qualquer policial. Segundo o Comissário Cervera estão em formação teórica e prática 15 policiais, dos quais três são mulheres.
Quando não estiverem voando, as três aeronaves permanecerão nas instalações da Polícia de Operações Especiais (FOPE). No local, dois hangares serão instalados: um para a manutenção e o outro para hangaragem.
Segundo o espanhol, este fim de semana estará em operação a primeira aeronave. As peças dos outros dois viajam para o Paraguai em um barco de Buenos Aires. Segundo o planejamento, a polícia pretende começar a utilizar os três helicópteros em julho deste ano. Este é um sonho concretizado depois de muitos anos.
Fonte: Digital ABC por Víctor Cáceres Encina
Enviar comentário