Polícia Militar reforça policiamento na área de fronteira com “Operação Sobrevoo”
28 de outubro de 2016 3min de leitura
28 de outubro de 2016 3min de leitura
Paraná – Na manhã do dia 24/10, por volta das 10h, policiais militares do BPFron (Batalhão de Polícia de Fronteira) e policiais militares do Serviço de Transporte Aéreo da Casa Militar (STA/Casa Militar), desencadearam a “Operação Sobrevoo” a qual encerrou-se no início da manhã do dia 26/10.
A operação teve por objetivo monitorar as principais rotas utilizadas por contrabandistas e assaltantes, além de identificar portos clandestinos e depósitos de ilícitos da região de fronteira. Durante sua execução, os militares lograram êxito em todas as ocorrências em que participaram.
No dia 24, o BPFron recebeu uma denúncia anônima dando conta de que uma camionete Ford/Ranger, trafegava pela Rodovia PR-239 carregada de produtos ilícitos. Mediante informação, equipes do BPFron, 19º BPM (Batalhão de Polícia Militar) e do STA/Casa Militar, deslocaram-se até o local para averiguar.
Durante monitoramento, os policiais militares avistaram o veículo próximo ao trevo de acesso à cidade de Jesuítas onde conseguiram interceptá-lo. O automóvel estava ocupado por dois homens, sendo um deles identificado como policial civil do estado de São Paulo.
Em inspeção ao automóvel, os militares localizaram: uma pistola calibre 9mm de marca Glock, um conversor de pistola para carabina; 150 munições de calibre 9mm; 70 munições de calibre 38; 50 munições de calibre .40; 25 munições de calibre 12 (não letal); 40 munições de calibre 556; 24 volumes de anabolizantes e 05 volumes de bebidas alcoólicas diversas.
Diante dos fatos, os materiais foram apreendidos e encaminhados junto com os envolvidos à Delegacia de Polícia Federal de Guaíra.
Na manhã seguinte (25), por volta das 07h, na presença da Juíza de Direito da Comarca de Guaíra/Vara Criminal, foram cumpridos mandados de busca e apreensão no Bairro Santa Clara, cidade de Guaíra – PR. Participaram da ação, várias equipes do BPFron e uma aeronave do STA/Casa militar, a qual sobrevoou os principais “alvos”, na intenção de monitorar e impedir uma possível fuga.
Em uma das residências inspecionadas, foram encontrados diversos objetos ilícitos, dentre eles: 01 espingarda URKO calibre .22; uma espingarda boito calibre .36; 18 munições de calibre .22; 07 munições de calibre .36, um carregador de espingarda calibre .22; uma pistola de pressão calibre 4.5mm (sem documentação legal) e 100 carteiras de cigarros provenientes do Paraguai. Foi dado voz de prisão ao morador que assumiu ser proprietário dos materiais ilegais.
Por volta 12h, uma guarnição do BPFron e um efetivo da STA/Casa Militar recuperaram um automóvel Hyundai/Sonata roubado no centro da cidade de Guaíra. O veículo foi encontrado abandonado, com as portas travadas, próximo a uma garagem de ônibus. Segundo populares, ao perceber o policiamento aéreo do helicóptero policial, o condutor do carro roubado, havia fugido do local, adentrando em um veículo VW/Santana, o qual posteriormente foi abordado por outra equipe do BPFron.
Na abordagem foram identificados três homens e uma mulher, que conforme informações prestadas pelos policiais do 19ºBPM, tiveram participação no roubo ao veículo Hyundai/Sonata, em data de 19 de outubro de 2016, na cidade de Assis Chateaubriand – PR. Todos os envolvidos possuíam mandado de prisão/apreensão expedido pela Comarca de Assis Chateaubriand.
Em seguida, os policiais abordaram dois suspeitos em uma motocicleta Honda/Cg 150cc, sendo que um deles portava a chave do Hyndai/Sonata roubado. Ainda em diligências, foi encontrado dentro da casa de um dos envolvidos (adolescente), cerca de 2,5 kg de substância análoga à maconha. Todos os infratores foram encaminhados à Delegacia de Polícia Civil.
A Polícia Militar, por intermédio do BPFron, orienta a população a denunciar os crimes que tomar conhecimento pelo telefone 181 ou pelo seu sítio na internet, principalmente os relacionados ao narcotráfico. A ligação é gratuita e o denunciante não precisa se identificar. Seja um herói anônimo, denuncie!
Enviar comentário