O Secretário da Segurança Pública, Coronel Aramis Linhares Serpa, anunciou na tarde desta terça-feira (20/04/10), que a partir de sábado (24) a polícia passa a contar com um helicóptero para uso exclusivo. A aeronave foi colocada à disposição da polícia pelo governador Orlando Pessuti, para que seja usada em situações preventivas, operações policiais e em ocorrências urgentes.

“O governador Pessuti está trabalhando duro na área de segurança pública assim como disse que iria fazer em seu discurso de posse. Esse helicóptero será de grande valia para a polícia e certamente irá ajudar na segurança da população.” A aeronave ficará no Centro de Operações Policiais Militares (Copom) com equipes de prontidão, compostas de um comandante, um co-piloto e um tripulante armado – todos policiais.

O coronel Serpa destacou prioridades em sua gestão. Dentre elas estão o comprometimento com a divulgação dos dados da criminalidade, a intensificação do combate às drogas e a valorização do profissional de segurança pública.

De acordo com o secretário, o investimento no programa Geoprocessamento – Mapa do Crime, que compila e analisa todos os dados da criminalidade no Estado, irá continuar. “É uma grande ferramenta que usaremos da melhor maneira possível. Os números que divulgamos são auditados por uma equipe de técnicos especializados e, por isso, levam certo tempo para serem divulgados. Garantimos que eles são os dados mais fiéis possíveis e os ideais para que possamos realizar nossa análise e proceder o trabalho da polícia.”

EFETIVO – Sobre o efetivo da polícia, o coronel garantiu que, em sua gestão, irá valorizar o bom preparo dos policiais e ainda adiantou que já encaminhou pedido ao governador solicitando a contratação de mais 500 policiais militares, além dos 1.100 que estão em fase final de treinamento para os batalhões do Estado.

Quanto a questões polêmicas como o problema da superlotação nas delegacias do Estado, o coronel afirmou que irá trabalhar para que os presos condenados saiam das unidades da Polícia Civil e sejam absorvidos pelo sistema penitenciário. “Por lei, eles devem estar no sistema penitenciário. Iremos trabalhar para que isso aconteça, para melhorar a situação das delegacias do Paraná”, garantiu.

Serpa também garantiu que as reintegrações de posse continuarão sendo cumpridas dentro dos trâmites legais utilizados desde o início do governo. “Sem violência e sem vítimas”, afirmou.

Clique e veja as fotos


Fonte: Agência de Notícias – Estado do Paraná

Fotos: Osvaldo Ribeiro