Nobre Maciel Bom Dia. Agradeco o convite e serah uma honra. Tenho feito missoes Helisul / IBAMA na Amazonia, e por isso, acredito que serah mais facil nos encontrarmos nessa regiao / missao do que em Brasilia. O local nao eh o mais importante e sim “o cafe”. Foi, eh e sempre serah uma honra ter participado da CAOP e igualmente o contato com todos os colegas. Nós que militamos na area sabemos que, dependendo da administracao e da vontade politica, gastamos mais tempo, energia e desatando as amarras do que combatendo diretamente os criminosos. Na minha carreira passei por oito unidades de seguranca publica e defesa civil, e em todas elas, sem excessao, o gasto de tempo com a administracao pesada, lenta, inadequada, desequipada e outros, nos deu mais trabalho do que os proprios marginais.. infelizmente. Mas para quem eh guerreiro, tem uma missao maior a cumprir e foco, passamos por cima disso tudo. Me sinto honrado pelo seu convite e o meu mantra eh “SOU UM ETERNO APRENDIZ”. Forte abraco, extensivo a toda a equipe CAOP. Basile Julio Cesar.
]]>Apesar de não termos trabalhos juntos aqui na CAOP, só tive boas referências de você, CMTE Basile.
Será sempre bem-vindo aqui na base. Venha tomar um café no Teto Zero. A casa está sempre aberta aos seus bons filhos.
]]>Prezado Flávio,
A sua análise, em primeira instância, focado no valor quantitativo faz sentido, mas deve-se observar que um helicóptero Esquilo não é homologado a voar IFR, não tem cinco horas de autonomia e nem alcance de 600 milhas náuticas, sem levar em consideração a capacidade de dez passageiros, mais quatro tripulantes.
A Amazônia é uma região vasta, carente de auxílios à navegação, de aeroportos para abastecimento e essas são algumas das dificuldades enfrentadas pela CAOP no atendimento delegacias da região norte.
A Polícia vai até onde o orçamento do Governo deixa e nós desta vez estaremos lá de dia, de noite, com ou sem chuva, utilizando os mais modernos equipamentos utilizados pelas polícias do mundo todo. Brasília é a base, mas ele será empregado de forma itinerante.
É MAIS UMA MAQUINA PARA COMBATER O CRIME E SALVAR VIDAS.
QUE VENHAM MUITAS OUTRAS.
VALENTE
BAVOP/PMDF
Os dois jatos ERJ 145 realizam vôos diários para transporte de policiais federais e de outras forças de segurança como por exemplo a FNSP.
O DPF sempre esteve na vanguarda no que concerne à aviação policial, sendo a primeira unidade aérea a operar helicópteros bimotores médios em missões policiais, armamento fixo em helicópteros e jatos de grande porte.
Quanto a criação de bases descentralizadas, há que se considerar que as ações desencadeadas pelo DPF em sua maioria tratam-se de acontecimentos pontuais que foram precedidos de investigação que permitem à Coordenação de Aviação – CAOP deslocar-se até o local partindo de sua base em brasília. Entretanto, a descentralização é fundamental para o crescimento da frota.
A aquisição do AW-139 foi baseada em estudo realizado por policiais federais lotados na Coordenação de Aviação e considerou principalmente as demandas reais da região amazônica.
Ademais, parabéns à todos os Policiais Federais pela aquisição.
]]>