Uma operação asfixia realizada em conjunto pelas polícias Militar e civil, com apoio do Ministério Público movimentou a cidade de Jales, interior de São Paulo, nesta quarta-feira (18). De rotineira, a operação não tinha nada.

O objetivo era mesmo mostrar que a polícia está presente e tem poder de agir contra os marginais a qualquer momento. A ação surtiu o efeito desejado. Ou seja, impressionou tanto a população quanto a bandidagem, que tratou de se refugiar como pôde.

axfxia

Principalmente por conta da participação do helicóptero Águia 17, que veio de São José do Rio Preto especialmente para a ação. Além da aeronave, seis viaturas da Polícia Militar, duas da ROCAM (Rondas Ostensivas Com Apoio de Motocicletas) e duas da Polícia Civil participaram das buscas.

A operação contou com a coordenação do major Wilson Cardoso Júnior, coordenador operacional do 16º BPM/I, de Fernandópolis. Parte da ação tinha como objetivo combater a onda de roubos que atemorizou a cidade nas últimas semanas. Foram cumpridos mandados no Jardim Arapuã, Jardim São Judas e Vila União.

Uma pequena quantidade de maconha e crack foi apreendida e três pessoas (dois adolescentes) foram detidas. Todos foram liberados, depois de ouvidos e qualificados no Artigo 28 da 11.343/2006 Lei de Entorpecentes, já que não foi possível provar que praticavam tráfico de drogas.

aguia 17 - jales 2

Segundo o tenente Ednei Ozório, comandante do 1º Pelotão de Jales, a operação foi previamente agendada e tinha como objetivo mostrar a presença policial, além de auxiliar na visibilidade das buscas. Elas devem ser repetidas constantemente.

“Nem sempre se nota o policiamento cotidiano. O que se nota é o que é diferente. Isso faz parte do policiamento de prevenção. A gente está buscando e prendendo os indivíduos que estão cometendo esses roubos recentes. A ação de hoje (quarta-feira) tem, em parte, esse objetivo. Mas essa operação faz parte do nosso cronograma anual e a partir de agora, teremos outras ações desse tipo”.

O delegado Sebastião Biazi disse que “a operação foi para demonstrar isso: a polícia tem capacidade de manter a ordem”.

aguia 17 - jales

Fonte: Jales Notícias e A Tribuna.