A Polícia do Reino Unido está passando por um processo de testes de seis meses de Sistema de Aeronave Remotamente Pilotada (Remotely-Piloted Aircraft System – RPAS), mais comumente conhecidos como drones ou aeronaves teleguiadas, em Devon, Cornwall e Dorset para ajudar oficiais em diversos tipos de policiamento, incluindo buscas de pessoas desaparecidas e operações de fotografia de cenas de crime.

Iniciado em Novembro do ano passado, a polícia de Devon e Cornwall recorre aos serviços de dois Drones, DJI Inspire 1, equipados com câmeras de alta definição (HD) podendo capturar tanto imagens quanto vídeos.

Devon-and-Cornwall-Police-Inspire-01

Dorset passou por preparações finais extras e iniciou os testes na sua área no fim de novembro. O inspetor Andy Hamilton, que está a frente dos testes, disse:

“Os drones oferecem muitos benefícios que complementam os Helicópteros do Serviço Nacional de Aviação Policial (NPAS). Esta tecnologia oferece uma abordagem de grande custo-benefício para a busca de pessoas desaparecidas, fotografia de cenas de crime e para as respostas a importantes acidentes rodoviários.“

“O uso de drones para a captura de imagens e vídeos de terrenos e áreas de difícil acesso, como penhascos, florestas ou pântanos, para encontrar uma pessoa desaparecida, combater crimes contra a vida selvagem ou até mesmo incidentes com arma de fogo, ajudará os oficiais a obter informações vitais, de forma rápida e segura e nos permitirá ações mais eficazes.”

As regulamentações da Autoridade de Aviação Civil (CAA) afirmam que os operadores de drone devem obter uma qualificação nacional credenciada pelo CAA.

Atualmente, a Autoridade possui três operadores treinados para o processo de teste, incluindo o inspetor Hamilton, e há planos de treinar mais oficiais, caso os testes sejam bem sucedidos.

CS4UfDrWIAAp_xG.jpg large

O inspector Hamilton acrescentou:

“Esta tecnologia ainda é limitada; os modelos que estamos usando para os testes não são capazes de operar em voos noturnos ou em condições meteorológicas adversas, mas a opção de colocar um drone no ar em poucos minutos poderia ajudar a salvar vidas.”

“Ambos os drones possuem uma transmissão de imagens em HD, o que significa que os oficiais em solo podem ver as imagens ao vivo capturadas pelo drone no ar. Os drones podem ficar no ar por até 18 minutos, antes de retornarem para o operador para a troca de baterias. Cada drone possui várias baterias e podem, portanto, ser mantidos em operação por um período prolongado de tempo, se necessário.”

Uma nova conta foi criada para o twitter, @DC_PoliceDrones, que manterá o público informado sobre onde e quando os drones estiverem em uso operacional dentro de Devon e Cornwall, assim como compartilhará imagens e vídeos operacionais dos drones em ação.

Um drone ficará baseado em Exeter e o outro em Plymouth. Os detalhes sobre o drone de Dorset serão confirmados depois.

Fontes: HeliHub